Exemplo de Logística: Coca-Cola

Você gosta de refrigerante? Já pensou em todo o processo necessário para garantir que você encontre sua latinha de refrigerante perfeita, sem qualquer problema ou risco para sua saúde?

exemplo de logística da Coca-Cola

Pois é, o processo logístico é fascinante e muito mais complexo do que você imagina! Veja agora nosso exemplo de logística da Coca-Cola e saiba mais sobre esse processo:

Sobre a empresa

A Coca-Cola Company é o maior produtor de bebidas do mundo e uma das marcas mais conhecidas do planeta. Para atender à sua gigantesca demanda mundial, a Coca-Cola investe em tecnologia para a produção de seus refrigerantes e das latas de alumínio que serão colocadas à venda.

Para apresentar mais um belo exemplo de logística, selecionamos o vídeo abaixo, feito pelo Discovery Channel, mostrando um pouco da logística e do processo de produção da Super Fábrica da Coca-Cola na Europa.

Do pomar ao cliente final: o fornecimento de frutas

Quando falamos em Coca-Cola, já lembramos dos refrigerantes, sucos, refrescos, entre outros produtos acabados. Mas existe um aspecto que envolve a logística e é fundamental para a produção: a compra de frutas como insumos.

Cerca de 80% dos fornecedores aqui no Brasil são pequenos e médios produtores que fornecem grandes toneladas anualmente. Para que tudo isso seja possível, conta-se com 3 pontos cruciais:​

Investimento em pequenos produtores

Além de adquirir as frutas desses produtores, a empresa investe em qualificação e capacitação dos agricultores, desenvolvendo uma rede de apoio. O objetivo é fazer com que eles permaneçam em seus espaços e ajudem a gerar riqueza para as áreas rurais.

Nesse sentido, algumas orientações são repassadas — como as melhores práticas — para que se tenha uma noção de quanto será necessário produzir em determinado período.

Controle de qualidade

A Coca-Cola possui uma política de usar insumos que não possuem adição de defensivos agrícolas. Para garantir isso, existem testes rigorosos de amostras para avaliar a existência de pesticidas. Se o resultado for positivo, todo o lote desse fornecedor é descartado.

Conservação

A partir do momento em que a fruta é colhida, deve ser processada com o máximo de agilidade, já que se trata de um item altamente perecível. Isso é necessário para garantir as características e a preservação das vitaminas.

Somente depois dessa etapa é que elas seguem para as fábricas, já em forma de polpa ou suco.

Como funciona o processo de abastecimento da logística da Coca-Cola

Já reparou que a Coca-Cola está presente nos mais diversos locais, mesmo aquele mercado pequeno de uma cidadezinha do interior? Pois o objetivo da empresa é exatamente esse: estar em todos os lugares do mundo que tenham consumidores!

Para isso, é necessário elaborar uma estratégia logística que seja bem eficaz e ao mesmo tempo complexa. Com isso, a empresa conta com diversas franquias, centros de distribuição, distribuidores e outros parceiros de negócio.

Exemplificando melhor, usaremos o exemplo da Coca-Cola FEMSA. Confira!

Despesas em logística

Os gastos dessa franquia destinados a essa área pode chegar a 65% do seu orçamento total. Da mesma forma, cerca de 40% dos colaboradores fazem parte do setor de logística.

Parceiros de negócio

Além dos Centros de Distribuição, a franquia conta com 30 distribuidores, que ajudam a fazem com que os produtos cheguem até mesmo nos lugares mais remotos.

Ciclo do pedido

A meta é fazer com que as remessas sejam entregues em no máximo 24 horas, o que é cumprido na grande maioria dos casos. Para isso, os vendedores visitam os clientes e fazem os pedidos por meio de palmtops, que os envia imediatamente para a base de dados.

Transportes

Existem duas etapas durante o processo de distribuição:

  • transporte primário: que é responsável pelo abastecimento dos centros de distribuição;
  • transporte secundário: responsável pelas entregas nos pontos de venda, partindo dos CDs.

Tecnologia

  • roteirizador;
  • planejador de carga;
  • monitoramento.

Como você pode ver, existe um planejamento, investimento e controles muito rigorosos no que diz respeito à logística da Coca-Cola e isso é feito para que se consiga garantir um padrão de qualidade dos itens.

Tudo isso é feito para garantir que os produtos certos estejam no local adequado, no menor tempo possível — o principal objetivo de qualquer operação logística.

E você, gostou de saber mais sobre a logística da Coca-Cola? Então compartilhe esse post nas suas redes sociais e deixe que mais pessoas conheçam essas curiosidades!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

7 Comentários

  1. MARCELO VISENTIN disse:

    Adequado, no Transporte de frios com veiculos semi novos e novos, aparelhos de frios ultima geração, procuro uma oportunidade no mercado, de transportes.Estamos no RS. Vacaria /rs, Caxias do Sul/RS, BENTO GONÇALVES/RS, e nossa região.

  2. MARCELO VISENTIN disse:

    Boa Tarde, estamos a disposição, e precisamos uma oportunidade para mostrar nosso trabalho e fazer o melhor ao cliente , e melhor serviço.

  3. Anônimo disse:

    Eu estou fazendo um estudo sobre a importância da Gestão de transporte em um CD. Por achar interessante este post sobre Coca Cola, alguém tem mais material para eu fazer esta análise. na empresa Coca Cola?

  4. Anderson Sena Mariano disse:

    Perfeito os tópicos mas faltou a cadeia de suprimentos

  5. MARCELO VISENTIN disse:

    Obrigado pela atenção, estamos a disposíção..

  6. ABILENE PEGO GOULART disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    olá Marcelo, adorei o seu texto :), mas gostaria de saber se você pode fazer sobre a empresa AMBEV?
  7. David Coelho Silbiger disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Sou funcionário e futuramente autor de um processo contra a empresa. Não imaginava que uma empresa do porte da Coca-cola haveria tantas falhas e problemas em sua administração. É espantosa a tamanha incompetência administrativa, mal pagamento de direitos trabalhistas e todo o tipo de complicações. Vim de um ensino que não me permite ficar no meio de tantos, com o perdão da palavra, sem instrução, verdadeiros peões em suas roupas sociais. Iniciei meu trabalho em Janeiro de 2019 aqui e com certeza absoluta, você vão me ver no TRT! Sou homosexual sim e a fobia de vocês não vão me afetar. David Coelho Silbiger – Estagiário de 01/2019 – Coca-Cola FEMSA
  8. Liliane Aragão disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Como se desenvolve a logística reversa, qual método distribuição ou produção???
  9. Carla Nunes disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    cade a droga do vídeo ?
  10. Anônimo disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    mt bom

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.