Modelos de Logística Reversa no e-commerce

A Logística Reversa é mais um exemplo de como o e-commerce é uma grande força motriz para investimentos na logística. A inversão da direção tradicional na cadeia de suprimentos, do cliente para a loja ou fabricante. O aumento do nível de exigência do mercado e a legislação em prol dos consumidores foi determinante para que as empresas dedicassem esforços para o atendimento de clientes em trocas.

logistica reversa

A operação de logística reversa é formada por três componentes principais: o cliente, a operadora logística e o comerciante. A operação logística faz a conexão entre as duas outras partes e, normalmente, oferece o serviço nas formas de logística reversa domiciliar e logística reversa simultânea.

A Logística Reversa Domiciliar acontece com a busca do produto pelo operador na casa do cliente. Os trâmites dessa operação são gerenciados junto ao sistema de atendimento ao consumidor da loja ou fabricante. Esse modo pode conciliar várias etapas da operação logística, como transporte, armazenagem e direcionamento de itens indesejados para a fábrica ou área de descarte.

Já o formato de logística reversa simultânea domiciliar busca, ao mesmo momento que se busca o produto indesejado pelo cliente, entregar um novo item que o satisfaça. Esse módulo otimiza custos e tempo, já que realiza todo o atendimento à demanda do cliente em apenas uma operação. No entanto, essa operação exige maior controle da empresa, já que os produtos devolvidos podem estar sem defeitos ou já usados.

Ambas as modalidades exigem que o sistema de informação das lojas ou fabricantes seja bem integrado às operações logísticas de movimentação de produto. Além de agilizar os processos internos, isso também otimiza as relações com os clientes por meio da comunicação de rastreio de produtos, por exemplo, gerando sensação de segurança e credibilidade para a empresa.

Um desafio para o setor é a capacitação dos trabalhadores para o conhecimento minucioso dos produtos transportados. O quão mais informados eles forem, maior a velocidade para a definição do procedimento de trocas e melhor serão os processos de recebimento e segregação de produtos devolvidos.

Toda essa complexidade de operação evidencia como a Logística Reversa é uma área que exige que vários fatores operem em uníssono para seu sucesso. Desde tecnologia de sistemas de informação a serviços de apoio ao cliente, estrutura física de recebimento, manuseio e armazenagem de produtos, às diversas modalidades de transporte.

Veja abaixo uma lista de outros links sobre Logística Reversa.  Aproveite!

O que é Logística Reversa?
Infográfico: A Logística Reversa
Vídeo sobre a Logística Reversa

Quer mais informações? Assine nossa newsletter e receba gratuitamente muitas dicas para impulsionar seu negócio.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.