O que esperamos do setor de logística em 2019?

O ano de 2019 chegou como um dos mais promissores para o setor de logística no Brasil. Com a entrada de um novo governo e o fortalecimento da internet, o segmento tende a melhorar os seus números nos próximos trimestres.

Por isso, para que você consiga transformar esse otimismo em faturamento real, preparamos este artigo com as informações mais interessantes sobre o tema e, ainda, trouxemos dicas de como planejar corretamente os investimentos da sua empresa. Boa leitura!

Quais são as expectativas do setor de logística em 2019?

A cada ano, as expectativas dos empresários se renovam na espera de um ciclo de maior sucesso. Essa filosofia otimista é uma característica do empreendedor brasileiro, e em 2019 tem fortes razões para ser considerada.

É claro que problemas de macroambiente, como a má infraestrutura das estradas e a falta de segurança, não serão resolvidos rapidamente, pois demandam um trabalho mais aprimorado e executado por parte de diversos órgãos.

Todavia, há pontos concretos que fortalecem a ideia de um cenário mais produtivo para a logística brasileira. Saiba mais!

Governo

Com o fim das eleições e a entrada de um novo governo, o cenário político, que demonstrava forte crise nos últimos anos, tende a se estabilizar e deixar o mercado mais confiante.

Além disso, o início de todo o ciclo governamental sempre abre possibilidades de conversas e acordos entre o setor de logística e o Estado. Embora o governo não tenha anunciado nenhuma medida de fato, essa nova realidade é muito importante para aquecer o mercado.

Economia

Segundo o Portal G1, o PIB indica um bom aumento em 2019, garantindo um crescimento entre 2% e 3% da economia nacional.

Ainda que sejam números modestos, eles podem ser vistos como algo promissor, considerando as dificuldades que o Brasil enfrentou recentemente. Assim, mesmo que em ritmo lento, a impulsão da economia traz novas perspectivas para fabricantes, lojistas e consumidores.

E-commerce

Se existe um fator que pode fazer toda diferença de uma forma positiva para o setor de logística em 2019 é o e-commerce. O número das vendas online cresce a cada dia e isso impacta diretamente nos processos logísticos.

Em 2019, a expectativa é de que o faturamento do e-commerce aumente em 15%, impulsionando outros segmentos —, e isso considerando o lento processo de crescimento da economia.

Todavia, esse cenário só será benéfico para as empresas que se prepararem e investirem corretamente os seus recursos.

Como se preparar para aproveitar as oportunidades de negócio?

Confira, agora, onde investir para extrair as melhores vantagens do cenário logístico de 2019.

Invista na tecnologia

O setor já vive a realidade da logística 4.0, um conceito que abraça a tecnologia como uma peça fundamental na realização dos processos.

Ou seja, para gerar maior eficiência e qualidade nos serviços oferecidos, é essencial que a automatização seja uma realidade dentro da sua empresa. Somente as organizações que implementarem novas práticas de gestão conseguirão destaque nesse novo mercado.

Valorize a experiência do consumidor

Ficou para trás o tempo em que a logística se resumia em entregar cargas, sem se preocupar com a qualidade dos serviços ou com a opinião do consumidor.

Hoje, o sucesso do cliente é um dos conceitos mais debatidos pelas líderes do setor. O objetivo é garantir que o consumidor se sinta prestigiado em toda a sua jornada e sinta que a sua experiência foi completa ao final de cada negociação.

Enfim, as expectativas são as melhores para o setor de logística em 2019. Um novo cenário está surgindo e boas oportunidades de negócio devem seguir o mesmo caminho. Porém, é imperativo se planejar previamente e investir em estratégias inteligentes, como omnichannel, big data, entre outros. Então, analise as informações apresentadas e garanta o crescimento da sua empresa nesse novo ciclo.

Gostou do artigo? Então que tal compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais?

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

9 Comentários

  1. Wellington Nascimento disse:

    Post muito interessante, infelizmente ainda existe um paradigma muito grande sobre logística por isso acredito que ela ainda não evoluiu mais diante de tamanha mudança tecnológica, contudo nosso trabalho como profissionais de logística e mudar esta historia.

  2. Sérgio disse:

    Li vários artigos no blog e achei super interessante.
    Se puder colocar meu e-mail no grupo para receber os artigos agradeço.

  3. Plinio disse:

    Blog muito interessante. Artigos bem fundamentados.
    Parabéns pelo trabalho!

  4. JOSAFÁ CORDEIRO DE MORAIS JÚNIOR disse:

    Gostaria de receber mais informação que possa me ajudar nessa área de Logística.
    Estou iniciando agora e tenho muito que aprender!

  5. Emerson Vasconcelos disse:

    Bom dia ! Matérias interessantes e que ajuda muito no dia a dia.
    Se puder incluir meu email agradeço

  6. Virgínia Duarte disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Olá, agora que estamos quase no final de 2019, você diria que, de fato, o ano foi promissor para o setor de logística no Brasil?

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 5 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.