Qual a importância do layout na logística e como isso reflete na eficiência?

Sem dúvida, o layout na logística é uma das alternativas que melhor correspondem à busca de otimização de processos do setor. O mais interessante é que se trata de algo possível para a maior parte das empresas — sendo necessário, basicamente, um galpão adequado.

O fato é que quando se fala em aumento da eficiência ou diminuição de desperdícios na logística, muitos gestores já imaginam saídas mirabolantes ou investimentos que estão aquém da realidade de suas empresas. Felizmente, o layout na logística mostra que é possível alcançar esses e outros benefícios sem precisar onerar o caixa financeiro.

Quer entender melhor a importância e as vantagens do layout na logística? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

O que é o layout na logística?

O layout na logística é o planejamento implantado nos armazéns e galpões a fim de garantir que os espaços desses locais sejam aproveitados da melhor maneira possível, dinamizando a movimentação de mercadorias e trazendo maior segurança para os funcionários.

Por ser uma estratégia de aperfeiçoamento, o layout na logística se torna cada vez mais frequente em empresas que desejam alavancar seus processos internos, mas sem ter que dispender de investimentos fora da realidade.

No entanto, para que o layout na logística traga os resultados esperados, por exemplo, a sua empresa precisa contar com um galpão inteligente que permita uma arrumação condizente com a estratégia. Se a estratégia for desenvolvida corretamente, os impactos positivos são imediatos, por exemplo:

  • maior volume na entrada e saída dos itens;
  • menor risco de acidentes;
  • otimização de espaço.

Quais os benefícios do layout na logística?

Além dos benefícios citados no tópico anterior, o layout na logística proporciona diversas outras vantagens para a empresa — principalmente na questão de produtividade e segurança.

No entanto, é sempre necessário lembrar-se da importância de contar com galpões que sejam construídos com perfeita capacidade de adequação aos variados tipos de layout. Os galpões da Log CP, por exemplo, entram nessa categoria de armazéns diferenciados.

Confira abaixo outros benefícios da aplicação do layout na logística.

Melhor movimentação das mercadorias e colaboradores

O setor logístico é conhecido pelos grandes equipamentos e máquinas que são necessários para a movimentação das mercadorias. E isso até mesmo em pequenas empresas, onde os funcionários precisam se adaptar para se deslocar com segurança entre as máquinas e as cargas.

Um bom layout na logística traz um cenário mais favorável para qualquer empresa. Com uma arrumação mais estratégica, os profissionais conseguem realizar suas rotinas individuais sem precisar disputar espaço com os grandes equipamentos.

Por sua vez, as máquinas podem ser utilizadas de maneira mais dinâmica, trazendo fluidez para a movimentação de materiais e melhor resposta para as demandas diárias.

Melhor aproveitamento do espaço

Com uma arrumação que favorece a movimentação coletiva, as empresas também passam a aproveitar melhor o espaço dentro do galpão. Essa é uma vantagem essencial, pois muitos negócios dependem de períodos sazonais para alcançar suas metas anuais.

Isso significa que durante certos períodos do ano os estoques crescem consideravelmente, precisando ocupar espaços que, muitas vezes, não estão devidamente preparados para novos volumes.

O layout na logística resolve essa dificuldade, pois a área física é preparada de maneira mais estratégica. Assim, é possível não só criar espaços mais adequados para uma demanda pontual como também garantir que as mercadorias recorrentes continuem sendo armazenadas sem dificuldade.

Maior segurança para os profissionais

Como dito, os grandes equipamentos são objetos comuns dentro de um galpão logístico. Porém, ainda que sejam necessários para produção e otimização da rotina, eles também trazem riscos para os colaboradores.

Em outras palavras, ao oferecer um galpão pequeno e sem um layout adequado, você acaba expondo os seus funcionários a um ambiente com mais riscos de acidentes de trabalho.

Por isso, para diminuir os riscos diários e evitar os acidentes mais graves, a aplicação do layout na logística se torna essencial. Você não só traz maior segurança para a integridade física dos funcionários como também diminui as chances de paralisação das atividades por causa de acidentes.

Aperfeiçoamento do giro dos materiais

Uma das situações mais incômodas dentro de um galpão logístico é o vencimento de mercadorias ainda no estoque — com exceção de alguns fornecedores que realizam trocas, quando isso ocorre, a empresa fica com todo o prejuízo.

Sem uma arrumação estratégica, as chances de isso acontecer são maiores, pois nem sempre há um favorecimento para a saída mais rápida de mercadorias. Assim, o giro fica comprometido e muitos produtos se perdem dentro do galpão.

Já com um layout padronizado tudo muda. As mercadorias de alto giro podem ser colocadas em locais mais fáceis e visíveis, bem como, torna-se mais simples aplicar conceitos de arrumação de estoque como o FIFO (First in First out).

Aumento de produtividade

O aumento da produtividade é uma consequência direta de todos os benefícios já citados. É uma “matemática” simples: com melhor aproveitamento do espaço, mais segurança e maior giro de produtos, o rendimento de todas as equipes tende a ser maior.

Além disso, você diminui a probabilidade de avarias e vencimento de produtos, o que não só representa maior produtividade como também menor prejuízo para a empresa.

Atendimento qualificado ao cliente

Logicamente, toda essa mudança de realidade da sua empresa resultará em um benefício extremamente importante para qualquer negócio: um atendimento mais qualificado ao cliente. No final, entregar um serviço em excelência para o seu consumidor é sempre o objetivo principal. Não é mesmo?

Com o layout na logística, você garante que o seu cliente sempre conte com os produtos desejados, tanto na ponta da gôndola quanto em serviços de entrega. Em tempos de alta concorrência e constantes avaliações pelas redes sociais, entregar uma experiência completa para o cliente faz toda a diferença para a sua marca.

Enfim, não há dúvidas que a implementação do layout na logística é capaz de aperfeiçoar os serviços da sua empresa e aumentar os lucros em médio prazo. Mas, como dito, é importante investir em galpões que sejam capazes de se adaptar a layouts otimizados e alcancem os resultados esperados dentro da estratégia. Então, encontre o parceiro perfeito na obtenção de galpões e garanta todos os benefícios que a padronização de layout pode trazer.

Gostou das vantagens do layout na logística? Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário.

Logística e imagem de marcaPowered by Rock Convert
Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Empreendimentos TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

doze − 1 =