5 erros que devem ser evitados na gestão de frotas

Para evitar prejuízos e atrasos, a gestão de frotas de uma empresa precisa ser controlada de maneira assertiva e eficiente.

5-erros-que-devem-ser-evitados-na-gestao-de-frotas.jpeg

Por falta de planejamento estratégico, algumas empresas acabam cometendo erros na gestão de frotas. Para ter maior sucesso na redução de custos e no aumento da produtividade, portanto, é importante ter ações para minimizar e evitar esses equívocos, melhorando o faturamento da empresa.

Para ajudar você nesse processo, conheça agora os 5 erros mais comuns na gestão de frotas e saiba como preveni-los. Acompanhe o post!

1. Não realizar manutenção preventiva dos veículos

A manutenção preventiva dos veículos é essencial em uma gestão de frotas. Além de ser uma maneira de reduzir custos, essa prática também evita acidentes e problemas durante o percurso.

Um veículo que se danifica durante um trajeto de entrega gera impacto a todos. Além de gerar gastos com o reparo necessário, atrasará a entrega ao cliente, o que interfere na satisfação do seu público.

O problema será ainda maior se o veículo estiver localizado em um outro estado ou cidade: o motorista terá que recorrer a oficinas que, muitas vezes, não são de confiança e não possuem credibilidade. O custo da manutenção pode ser elevado, e a peça danificada pode não estar disponível, deixando o processo atrasado por diversos dias para a reposição.

Uma dica importante é criar uma checklist a ser feito pelo motorista antes de sair com o veículo para uma entrega. É necessário instruí-lo para verificar se os itens principais estão em bom funcionamento. Caso contrário, ele deverá relatar o problema ao responsável.

2. Não se atentar para os gastos de combustível

O controle com os gastos de combustível é essencial para uma boa gestão de frotas. Analisando consumo, distância percorrida e quilômetros rodados é possível monitorar os gastos e identificar possíveis problemas.

Uma boa alternativa é criar convênios com postos de combustíveis, ou, ainda, utilizar cartões de abastecimento, evitando com isso que o motorista abasteça em postos com preços acima do orçado.

3. Não definir um controle efetivo das rotas

É necessário conhecer as estradas e definir por onde os veículos vão transitar. Existem muitas estradas em péssimas condições, o que acaba causando problemas e desgastes nos veículos.

Investir em um sistema que auxilie a gestão da frota é uma boa saída. Com ele, você conseguirá ter um maior controle dos seus veículos, definindo o trajeto mais eficiente para ser percorrido.

4. Não efetuar o pagamento de tributos e outras taxas

Conhecer e manter os impostos ou taxas — como IPVA, multas, ICMS, pedágio, entre outros — em dia é uma das responsabilidades do gestor de frotas. Caso contrário, você terá problemas nas barreiras de fiscalização, fazendo com que o veículo fique parado até a regularização, podendo comprometer a integridade da carga e a perda do cliente.

5. Ignorar a vida útil dos itens de um veículo

Itens como pneus, freios, amortecedores, bateria possuem uma vida útil. Por isso, é necessário realizar um controle e fazer as trocas no período correto. A falta de reposição na época certa pode impactar o negócio, gerando um alto custo de manutenção ou até mesmo causando acidentes.

Crie um planejamento de renovação de sua frota, pois normalmente, quanto mais velhos os veículos, maiores as despesas com manutenção.

Gostou do artigo sobre os erros na gestão de frotas mais comuns? Para ficar sempre informado sobre métodos eficientes para melhorar ainda mais seu trabalho, assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos direto na sua caixa de e-mail!

 

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.