6 motivos para investir em uma plataforma de gestão de frete

A entrega é uma etapa crucial para garantir uma boa experiência de compra para os clientes. Afinal, é por meio dela que conclui-se o processo de venda e conecta-se a empresa ao público.

6 motivos para investir em uma plataforma de gestão de frete

Porém, controlar os processos logísticos, muitas vezes, não é uma tarefa fácil. É aí que surge a plataforma de frete. A seguir, vamos explorar mais esse tema, explicando seu conceito e falando sobre suas vantagens.

Quer saber mais? Então continue conosco!

O que é uma plataforma de gestão de frete?

A plataforma de gestão de frete é uma ferramenta virtual que tem como objetivo auxiliar o controle de entregas nas empresas. Dentre as funcionalidades que esse software oferece, estão:

  • base de dados de tabelas de frete de várias transportadoras;
  • comparativo do valor cobrado entre os parceiros;
  • acionamento da transportadora que fará o transporte;
  • acompanhamento das entregas;
  • conciliação de faturas;
  • criação de relatórios.

Quais são as vantagens que essa solução proporciona?

O investimento nesse tipo de tecnologia, além de aumentar o controle sobre as operações de distribuição, garante diversas vantagens — e é por isso que seu investimento valerá a pena. Veja só:

1. Centraliza as informações

Com a adoção de um sistema, todas as informações passam a ser centralizadas em uma base de dados unificada. Ou seja, dados sobre as transportadoras, tabelas de frete e clientes, por exemplo, são armazenados em um local específico.

Isso otimiza o acesso e o compartilhamento dessas informações e facilita o cruzamento dos dados, fazendo com que uma análise que duraria um bom tempo para ser realizada seja feita em pouco tempo — como a decisão de qual transporte proporciona a melhor relação custo-benefício.

2. Aumenta o controle sobre os processos

Com a automatização das atividades e a centralização das informações, os processos passam a ser controlados com maior eficácia. Isso ocorre principalmente pelo fato de o gestor ter acesso a dados em tempo real e poder fazer tomadas de decisão mais precisas.

3. Ajuda a aumentar a eficiência das entregas

Com o controle sobre os processos, as entregas podem ser monitoradas, permitindo que se saiba o status de cada pedido. Com isso, o gestor pode levantar quais são as principais falhas que ocorrem no processo logístico e criar ações para corrigi-las.

4. Garante uma análise precisa das informações

A utilização de uma plataforma de gestão de frete garante maior confiabilidade das informações que são geradas. A consequência disso é que todas as análises que são realizadas a partir dessa base de dados são bem mais precisas.

5. Otimiza o controle de custos

A atividade de entregas requer um controle financeiro mesmo sendo majoritariamente operacional — já que envolve o uso do capital, é claro. Portanto, é preciso fazer um controle de todos os custos que são gerados, a fim de evitar que eles se elevem demais e comprometam a lucratividade.

Com a utilização do sistema, é possível acompanhar todos os gastos gerados com o serviço de transporte, além de apontar as variações, incidência de reajustes e realizar comparativos entre os valores.

6. Facilita a implantação de melhorias

Todos os controles que passam a ser feitos por meio da plataforma de gestão de frete, além de auxiliar na identificação de falhas, permitem apontar quais são as oportunidades de melhoria em cada etapa do processo.

Ou seja, é possível manter um ritmo constante de análise, correção de problemas e implantação de melhorias contínuas — o que faz com que as atividades se tornem cada vez mais eficientes e eficazes.

Uma plataforma de gestão de frete é essencial para aumentar o controle das entregas, mas também ajuda a fazer com que a logística seja sempre otimizada, além de garantir resultados cada vez melhores para o negócio.

Gostou do post? Quer ficar por dentro dos conteúdos e novidades que surgem por aqui? Então curta a nossa página no Facebook e receba todas as nossas atualizações!

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

4 Comentários

  1. Avatar Alessandro disse:

    Estou desenvolvendo um marketplace. E esbarrei na questão do frete, a principio decidimos deixar em aberto para o vendedor e o comprador decidirem a questao do frete, ou seja o vendedor ou o comprador vai entrar em contato com as transportadoras para ver que fazem entrega na região de destino e pegar o valor. Porem não sei se esta é a melhor opção, e também não sei por onde buscar as parcerias com transportadoras. Se negocio direto com o correio, Jadlog, Braspress etc ou se existe alguma empresa que faz esta parte de interligar as transportadoras. Gostaria de uma orientação, abraço.

  2. Avatar Regina disse:

    Quais plataformas vocês indicam para uma loja de e-commerce?

  3. Avatar JADER disse:

    Como consigo uma planilha de fretes por litro para todo o Território Nacional? Ou como faço uma conta para chegar nesse valor??

  4. Avatar Anderson Silva de Oliveira disse:

    Pode indicar 3 empresas de software de gestão de fretes no mercado.
    Estou efetuando uma pesquisa para aquisição de um, somos uma empresa no ramo de Comercialização/Distribuçao de Equipameto e Reagentes para área de Diagnósticos.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + sete =