Antoine-Henri Jomini, barão da guerra e da Logística

Antoine-Henri Jomini, o barão da guerra e da Logística

Existem várias versões e histórias a respeito da origem do termo Logística, assim como várias interpretações do significado desta palavra. Entretanto, o que poucos sabem é que o termo foi cunhado por um nobre, o Barão Antoine-Henri Jomini, uma das maiores personalidades da estratégia militar da sua época.

Ainda hoje se estuda a respeito de suas táticas, principalmente sobre a Logística empregada por Jomini – como também era conhecido – que a dominou com maestria e que o ajudou a construir sua reputação. Jomini escreveu um livro intitulado “Sumário da Arte da Guerra” em 1836, no qual definiu a arte da guerra dividida em cinco atividades: estratégia, grande tática, logística, engenharia e tática menor. Além disso, definiu logística como “a ação que conduz à preparação e sustentação das campanhas”, e a classificou como “a ciência dos detalhes dentro dos Estados-Maiores”.

Se você tiver o interesse de estudar a arte do Barão Jomini e também conhecer as estratégias de outros célebres generais da história, recomendamos o livro “Para Ganhar a Guerra: As 25 Melhores Táticas de Todos os Tempos” de John France, Michael Whitby e Rob Johnson, da Editora Zahar.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dois × 3 =