Aplicação da gestão lean na logística

A gestão lean (enxuta, em inglês) tem sua origem no sistema de produção da fabricante japonesa Toyota. Esse modelo tem sido cada vez mais adotado na logística. É uma filosofia de gestão focada na redução de sete tipos de desperdícios: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.

gestao leanCom a diminuição dos desperdícios, o tempo e os custos são minimizados, além de possibilitar melhoras operacionais. A gestão lean tem ferramentas de análise, de produção e elementos ou processo à prova de falhas.

Como as atividades logísticas são normalmente caras, é importante que as empresas do setor otimizem os seus custos operacionais, e é exatamente isso que a gestão lean propõe. As áreas de movimentação e armazenagem geram custos elevados e normalmente não agregam valor ao produto. No entanto, são atividades de extrema importância e alta complexidade.

Algumas áreas que ainda não chegaram no auge de sua otimização, como as etapas de recepção, separação, preparação da expedição e envio para o cliente. A aplicação da gestão lean possibilita um planejamento de procura de evolução nos processos dessas etapas.

Com a proliferação dessa gestão na logística, uma série de ações em vistas ao desenvolvimento da atividade tem surgido, como aplicação de logística Lean dentro e fora das estruturas da empresa, aplicação de modelos de otimização de rotas para redução de custos de transporte e utilização de softwares específicos.

A aplicação deste sistema de gestão, gerando resultados satisfatórios para as corporações, já começa a ser vista como tendência, criando demanda por profissionais com esse tipo de conhecimento.

Quer saber mais? Acesse nosso Infográfico sobre a aplicação da gestão lean logística.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − cinco =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.