Mercado

Entenda a importância da armazenagem nas operações logísticas

Até mesmo as operações logísticas mais operacionais, como a armazenagem, têm um papel fundamental no sucesso das empresas. Tal importância se deve ao fato de que os fluxos de trabalho influenciam diretamente nos custos, na eficiência das atividades e na satisfação dos clientes.

Entenda a importância da armazenagem nas operações logísticas

Neste artigo, você vai conferir os principais benefícios do armazenamento correto para os resultados organizacionais. Continue a leitura e entenda!

Torna o acondicionamento de produtos e matérias-primas mais seguro

Contar com uma estrutura adequada para a armazenagem e outras operações logísticas, além de adotar sistemas adequados para o seu modelo de negócios — como o porta paletes, estantes, mezanino e flow rack —, é fundamental para garantir a segurança dos materiais. Com essas soluções, tudo pode ser acondicionado de forma adequada e com as condições ideais de temperatura, iluminação e ventilação.

Diminui o índice de perdas e prejuízos

Ao tornar o processo mais seguro e investir na padronização dos processos, percebe-se uma diminuição considerável no índice de perdas e os prejuízos gerados por elas. Isso quer dizer que situações como avarias e obsolescências são reduzidas, já que uma armazenagem adequada ajuda a monitorar e aprimorar o manuseio e a movimentação dos materiais.

Ajuda na integração entre produção e suprimentos

A área de estoque está diretamente ligada à de compras, já que a troca de informações entre ambas ajuda a identificar quais são as frequências e quantidades de reposição ideais para cada item — o que ajuda a evitar o aumento dos custos em decorrência de excessos ou a insatisfação dos clientes devido à indisponibilidade de produtos.

Ao contar com um processo de armazenagem bem estruturado, a área de produção consegue monitorar melhor o giro dos produtos, calcular o estoque de segurança e o ponto de ressuprimento, por exemplo. A partir daí, os responsáveis pelas aquisições saberão qual é o momento certo de acionar os fornecedores.

Permite aprimorar processo de distribuição e atendimento aos clientes

Outro aspecto que torna a armazenagem relevante para o bom desempenho das operações logísticas é o aprimoramento do processo de distribuição. Contar com uma estrutura adequada e um layout otimizado ajuda a agilizar o processo de separação de pedidos e torná-lo mais eficiente.

Com isso, o lead time dos pedidos pode ser reduzido, melhorando, assim, o atendimento aos clientes e aumentando as chances de deixá-los ainda mais satisfeitos com a experiência que possuem na sua empresa.

Torna as operações logísticas mais eficientes

Eficiência quer dizer a capacidade de alcançar bons níveis de produtividade, com o menor índice de erros e incidência de custos possível. Nesse sentido, pode-se dizer que um bom processo de armazenagem ajuda a reduzir os gastos, tornar as equipes mais produtivas, diminuir a incidência de falhas, melhorar o aproveitamento dos recursos, entre outros benefícios. Com essas soluções, todo o fluxo de trabalho — recebimento, estocagem, picking (separação), expedição e inventário de materiais — se torna ainda mais eficiente.

Como você viu, a armazenagem é um ponto importante nas operações logísticas e pode afetar até mesmo o desempenho financeiro (custos) e a satisfação dos clientes. Portanto, contar com um galpão logístico que tenha a estrutura adequada para o seu modelo de negócio faz parte de uma boa estratégia e é essencial para otimizar os resultados.

Está pensando em alugar um galpão para expandir suas operações logísticas? Entre em contato conosco e conheça as soluções que oferecemos para otimizar o dia a dia do seu negócio!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS: