Benefícios de apps para a logística

A proliferação de aplicativos móveis atinge todos os setores, sejam apps de redes sociais para o usuário comum ou com algum uso profissional específico. A logística não está excluída deste contexto. Várias aplicações podem ajudar na otimização e redução de tempo em processos logísticos rotineiros.

apps logistica

As transportadoras já têm utilizado apps para agilizar a comunicação com motoristas e clientes com envio e recebimento de informações em tempo real. Os aplicativos também podem geram uma série de possibilidades para as operadoras, como:

  • Atualização do status de entrega;
  • Envio de fotos das entregas como algum tipo de não conformidade;
  • Preenchimento de relatórios digitais;
  • Troca de mensagens com a base operacional.

Além da agilização destes processos, os apps ainda podem eliminar processos de entrada de informações que utilizam um intermediário entre o motorista e a base de dados. Com a utilização de ferramentas digitais móveis, ainda se evita gasto de dinheiro e tempo em processos que utilizam papel.

A disponibilização desses dados diretamente no sistema e a possibilidade de acessá-los a qualquer momento (e de qualquer lugar) possibilita um controle maior das operações da empresa, podendo acompanhar tempos de trajeto e paradas.

As tecnologias móveis também atendem as necessidades da transportadora em trânsito no caso de algum imprevisto, como material danificado, endereço errado, ausência de receptor da encomenda ou confirmação. A possibilidade de registrar isso em tempo real possibilita maior que a empresa busque soluções com mais velocidade.

E a melhor parte é que esses aplicativos utilizam tecnologias relativamente simples, que podem ser instaladas nas operações de logística sem grandes investimentos. É uma oportunidade para as empresas otimizarem seus sistemas e se destacarem no mercado.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vinte + dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.