Cidades sustentáveis: exemplos para o mundo

Cidades sustentaveis

O conceito de cidades sustentáveis baseia-se na preservação, no uso responsável dos recursos naturais e na adoção de medidas que visem preservá-los para as futuras gerações, como resposta a demanda crescente nas cidades. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em cidades, o que revela a importância da transformação dos centros urbanos em cidades sustentáveis.

Para serem efetivamente sustentáveis, as cidades precisam possuir, por exemplo, planos de gestão de resíduos, projetos de paisagismo urbano, produção florestal sustentável, manejo hídrico sustentável, ações de uso adequado da infraestrutura urbana, controle da poluição e da degradação ambiental.

Além disso, as cidades sustentáveis também se ocupam em buscar a conscientização da população para evitar o desperdício dos recursos materiais e até mesmo incentivar o transporte alternativo, para diminuir a poluição gerada pelos automóveis.

Conheça alguns exemplos de cidades sustentáveis que são modelo para o mundo.

Vancouver (Canadá)

Em 2010, Vancouver sediou as Olimpíadas de Inverno e adotou a sustentabilidade ao confeccionar as medalhas entregues aos atletas com restos de metal jogados fora. Além disso, a cidade possui 90% de sua energia gerada por meio de ondas, vento, painéis solares e hidrelétricas.

Malmo (Suécia)
A cidade é famosa por seus jardins e parques espalhados pela cidade, mas destaca-se pelo desenvolvimento urbano sustentável e por quase não ter congestionamentos, graças aos seus 425 km de ciclovias.

Curitiba (Brasil)
O Brasil também possui algumas cidades sustentáveis, como Curitiba, conhecida como a capital ecológica do Brasil, com mais de 26% de áreas de cobertura vegetal e índice de área verde de 64,5 m² por pessoa, além de suas soluções de urbanismo e tecnologia de transporte urbano.

Portland (Estados Unidos)
Portland investe em ciclovias e ferrovias. A cidade também se comprometeu a reduzir a emissão de gases poluentes e passou a utilizar apenas materiais sustentáveis em suas construções.

Reykjavík (Islândia)
A capital da Islândia é tida como a cidade mais sustentável do mundo, por possuir energia gerada em hidrelétricas e usinas geotermais, um sistema de transporte coletivo que opera com ônibus “verdes” que utilizam hidrogênio como combustível, além de que lá o ar é considerado tão puro que atrai turistas do mundo todo, curiosos com a sustentabilidade local.

Estes são apenas alguns exemplos de cidades sustentáveis e comprovam os inúmeros benefícios que essas cidades promovem para sua população, além do bem que prestam às futuras gerações.

Investir em cidades sustentáveis é investir em qualidade de vida!

Fonte: Cidades Sustentáveis

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − 3 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.