Condomínios logísticos: a importância da localização

Condominio

A decisão estratégica por um condomínio logístico é um dos fatores que mais contribuem para otimizar o tempo e reduzir os custos operacionais nas empresas, pois centralizam-se as operações e viabilizam-se investimentos em diversas outas áreas graças a economia que eles trazem. Contudo, para ser efetiva essa economia é preciso considerar a importância da localização dos condomínios logísticos.

A Fundação Dom Cabral realizou um estudo, em 2013, avaliando as despesas das com logística de 126 empresas brasileiras, considerando a opinião dos empresários sobre o tema. O resultado apontou que, para eles, os maiores custos logísticos no Brasil são:

Transporte de longa distância – 38%
Transporte de curta distância – 16%
Armazenagem de produtos – 18%

Ou seja, diante desse diagnóstico, a localização dos condomínios logísticos aparece como um fator de grande importância, crucial para que seja garantida a economia almejada tanto de tempo quanto de custo.

Benefícios da localização estratégica
Atualmente, empresas especializadas na construção desses condomínios os estão projetando para atenderem a uma demanda existente e crescente por áreas flexíveis, com baixo custo de ocupação e, claro, com localização estratégica, oferecendo, além de segurança e centralização de operações, facilidades para permitir deslocamentos mais rápidos e em menor tempo através de acesso fácil e rápido a grandes rodovias, portos e etc.

Tudo isso se converte em economia para as empresas e em oportunidades de investir os recursos poupados no próprio negócio, seja modernizando-o, adquirindo novos bens ou ainda capacitando e valorizando seus profissionais com aumentos e promoções.

Além disso, bem localizado, o condomínio logístico da sua empresa contribui para a visibilidade da sua marca, pois torna-se uma referência na região onde se situa.

Portanto, avalie a hora certa de investir em um condomínio logístico e tome uma decisão acertada em favor do seu negócio, contando com o trabalho sério e competente de empresas especializadas nesses empreendimentos, pois assim seu investimento terá retorno.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − nove =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.