Dicas de embalagem para produtos perecíveis

O transporte de qualquer tipo de produto é uma tarefa muito mais complexa do que se pode imaginar. E quando se trata de bens de diferentes naturezas, sensíveis a condições climáticas, a situação se torna ainda mais abstrusa. Produtos perecíveis vão exigir uma metodologia apropriada, com equipamentos e materiais específicos.

embalagem produtos pereciveis

Dentro dessa categoria, temos uma grande variação de bens: de grãos a granel a alimentos e medicamentos de alto valor. Elementos como temperatura, umidade e distância do destino final serão determinantes no processo logístico.

As condições de embalagem serão essenciais para garantir proteção contra as condições climáticas, assim como a estrutura de transporte, que deve estar adequada à natureza de cada bem.

O Blog Logística já fez uma lista de dicas de embalagem e transporte para produtos eletrônicos. Elencamos agora uma lista de orientações para você garantir que os produtos perecíveis chegarão ao destino nas melhores condições. Confira!

Isolamento térmico e refrigerantes

manual de embalagem da FedEx recomenda e utilização de técnicas de controle de temperatura. Para o isolamento térmico para evitar a troca de calor com paredes de contêiner e embalagens, por exemplo, a empresa indica materiais como isopor, espumas maleáveis e rígidas (poliuretano) e materiais refletores.

Já para manter os bens perecíveis frios ou congelados, a operadora logística indica géis e gelo seco. Contudo, cada um é mais indicado para diferentes produtos. O gel é indicado para manter a temperatura entre 0° e 16° C. O gelo seco deve ser usado para itens congelados.

logistica produtos pereciveis

O gelo comum é menos indicado por ser mais pesado e exigir materiais específicos para impedir o vazamento.

Instruções gerais para embalagem de perecíveis

Itens específicos exigem cuidados próprios, mas existem algumas orientações gerais que devem ser seguidas para manusear e embalar produtos perecíveis.  Conheça:

  • Embalagens devem suportar a manipulação em diferentes orientações;
  • O uso de substâncias refrigerantes que mantenham a faixa orientada de temperatura, sem contato direto com o produto;

dicas embalagem produtos pereciveis

  • Utilizar espuma para isolar os produtos das paredes dos contêineres e das embalagens;
  • Embale propriamente os produtos que podem derreter ou descongelar ou as remessas que contem líquidos usando sacos plásticos de 50 µm bem vedados;
  • Coloque as embalagens de espuma e isopor dentro de outros recipientes resistentes;
  • Inclua na embalagem as informações de contato da transportadora e do destinatário em cada etiqueta de envio.

Cuidados para manter o produto refrigerado durante o transporte

Para manter o produto refrigerado, os materiais mais indicados são os géis refrigerantes. O gelo comum pode derreter, causando perigo de vazamento e comprometendo a estrutura da embalagem.

  • Congele o gel de acordo com as instruções do fabricante;
  • Resfrie o recipiente da embalagem previamente;
  • Envolva os produtos líquidos, ou que contenham líquidos, usando sacos plásticos de 50 µm e forre o interior do recipiente de espuma com um forro plástico da mesma espessura e material absorvente.

Dicas para fechar bem os sacos plásticos: torça a ponta do saco, dobre-as para dentro e utilize um elástico para reforçar. Confira na imagem:

dicas para fechar embalagem saco plastico

  • Posicione os produtos, respeitando o espaço para que o material refrigerante possa os envolver;
  • Preencha o espaço vazio com amendoins de isopor;
  • Feche o recipiente, utilizando o material de forro também por cima;
  • Coloque o recipiente isolado dentro de uma outra caixa de papelão;
  • Sele a caixa com fita plástica. Passe nas bordas e costuras.

dicas para transportar produtos pereciveis frios

Cuidados para transportar produtos congelados

Para transportar produtos congelados, o procedimento comum é utilizar gelo seco para manter os itens em seu devido estado físico. Confira as dicas para embalar e garantir um transporte seguro para essas mercadorias.

  • A embalagem deve ser resfriada antes da entrada do produto;
  • Envolva os produtos ou forre o recipiente utilizando sacos plásticos de no mínimo 50 µm de espessura;
  • Posicione o produto dentro do recipiente reservando espaço para o gelo seco;
  • Coloque uma quantidade suficiente de gelo seco ao redor e por cima do produto;
  • Preencha os espaços vazios com amendoins de isopor;
  • Não sele o recipiente completamente com o forro. O gás criado pelo gelo seco (dióxido de carbono) precisa de espaço para ventilar;
  • Tampe o recipiente e o coloque dentro de uma caixa de papelão;
  • Sele a caixa com fita plástica. Passe nas bordas e costuras.

dicas para transportar produtos pereciveis congelados

Não esqueça de utilizar todas as sinalizações necessárias sobre a natureza perecível do produto no lado externo da caixa.

Utilizando esses métodos, você garantirá que os produtos perecíveis cheguem em perfeitas condições ao seu destino. Seja você produtor ou operador logístico, é sempre importante estar a par das formas certas de manuseio, embalagem, condicionamento e transporte. Assim, você pode avaliar a eficiência do seu negócio e a necessidade de investimento em operações e estrutura.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

2 Comentários

  1. Avatar Roberto disse:

    Senhores, boa tarde!

    Estamos querendo implementar o e-commerce de nossos produtos congelados de pescados e gostaria de indicações de empresas de embalagens para o acondicionamento próprio, para a logistica até o cliente final.
    Aguardamos breve retorno, ao tempo em que agradecemos desde já a atenção dispensada.

  2. Avatar Antonio disse:

    Muito bom. Manipular é ão importante quanto a origem das embalagens. Na Exel Embalagens temos sempre isso em foco, mesmo que sejam embalagens seguras em termos de contaminação.

  3. Avatar Danilo f Santos disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.

    bom dia, sou estudante de Logística e estou fazendo um projeto integrador em aeroportos que denota como solucionar problemas do transporte em PACs e-commerce de frio/produtos perecíveis. gostaria de saber mais sobre o seu produto. valores, dimensão da embalagem. estou ansioso para apresentar em meu projeto seu material.Grato.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + vinte =