Dicas para reduzir o orçamento da logística da sua empresa

Todas as empresas estão em buscas de minimizar seus custos. Para isso, é necessário tempo e empenho para analisar todos os processos. E na logística não é diferente. Elencamos então algumas dicas para ajudar gestores de logística planejar ações de redução dos custos recorrentes de logística.

orcamento logistica

Eliminar gargalos de Supply Chain

Ao rever e analisar suas redes de Supply chain, as empresas podem apontar problemas e responder a eles de forma precisa. Estratégias para reduzir ou eliminar gargalos incluem planejamento de cronogramas, separação correta de documentos para exportações e importações e reformulações de rede de network.

Redução de estoque em portos, fábricas e armazéns

Muitas empresas mantém um excesso de estoque por problemas na cadeia de suprimentos. Para reduzir eficientemente este excesso, é importante ter informações confiáveis de futuras compras. A tecnologia de informações pode ajudar a otimizar os processos, com softwares de gestão de estoque. Menores estoques geram menos custos e perdas operacionais.

Evite multas

Enquanto multas ocasionais nas operações logísticas não representam muito, ao se tornarem recorrentes podem se tornar custos relevantes. Problemas como exceder o tempo de carregamentos geram esses gastos indesejáveis. Criar um sistema de auditoria nas atividades do supply chain podem diminuir drasticamente problemas com multas.

orcamento logistica 2

Identificar oportunidades para mudar modais

A utilização dos sistemas de informação eficientes pode apontar para mudanças de modais no transporte de suas cargas. Em 2015, por exemplo, a cabotagem espera ter um crescimento dada a alta dos preços dos combustíveis, gerando também redução de gastos para as empresas.

Utilizar acordos comerciais preferenciais

O uso de acordos preferenciais pode garantir uma economia relevante em impostos. Mais uma vez, sistemas de software que automatizam o processo de qualificação são importantes na economia de tempo e esforço, além de garantir maior precisão de dados.

Constante reavaliação das redes de abastecimento e atendimento

Periodicamente, as empresas devem rever as suas redes de supply chain para avaliar taxas e custos de logística, trabalhistas, e o cenário político global, no caso de exportação/importação. Ao comparar opções geográficas, tendo em conta os custos e os regulamentos de cada opção, as empresas podem otimizar sua cadeia de fornecimento.

Automatizar o processo de arquivamentos

Utilizando sistemas tecnológicos para se conectar com corretores reduz os custos de arquivamento e reduz os erros de entrada manual de informações. Os sistemas também possibilitam o desembaraço de mercadorias nas fronteiras, reduzindo o número de funcionários focados apenas nos controles de operações logísticas, aumentando a produtividade.

Otimize o controle do processo de aquisições

Ao implementar processos que incluem rastreio e confirmação de pedidos, geração de remessas e gerenciamento de documentos (e estendendo estes processos aos parceiros), empresas podem reduzir os tempos de ciclo e reduzir os custos das operações da cadeia de suprimentos.

orcamento logistica 3

Implementar métricas de análise de desempenho

A utilização de sistemas de informação foi muito destacada no texto. E o que não pode faltar nessas ferramentas são opções de benchmark. Os mecanismos de gerenciamento de desempenho permitem às empresas avaliar quais etapas de seus processos ainda não foram otimizadas, além de potenciais pontos para redução de custos e melhorias operacionais.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + 16 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.