Documento digital agiliza logística em aeroportos

logistica aeroporto

Com intuito de agilizar a logística do transporte aéreo, o Aeroporto de Guarulhos adotou o sistema e-Airway Bill (e-AWB), ou Conhecimento Aéreo Eletrônico. O sistema, já utilizado no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, faz parte do programa e-freight, da Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA), que busca a troca de documentos físicos por digitais no transporte de cargas.

Segundo a IATA, o programa promove redução de custos e agilização das etapas de liberação de documentação do carregamento. Os documentos em formato digital ainda garantem mais segurança e precisão aos processos, além de permitir funcionalidades de rastreio das cargas. Os dados no sistema podem ser acessados por todos os elos dessa cadeia logística.

A adoção de um sistema digital pode gerar benefícios de até US$ 4,9 bilhões, com a redução dos custos em processamento de documentação, economia de estoque e o possível ganho de mercado do transporte marítimo.

Com a implementação do e-freight, a IATA pretende economizar 7.800 toneladas de documentos em papel, o que equivale 80 aviões cargueiros Boeing 747.

Logística e imagem de marcaPowered by Rock Convert
Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS: Logística,

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 4 =