Habilidades e conhecimentos do profissional de logística

Profissional logistica
Estabelecer os conhecimentos e as habilidades de um bom profissional de logística é uma tarefa bastante desafiadora, especialmente frente às constantes evoluções e exigências do mercado. Entretanto o exercício é válido, já que encontrar bons profissionais tem sido cada vez mais difícil e a escassez de mão de obra qualificada representa um desafio para as empresas do setor. Portanto, quais são as habilidades e conhecimentos do profissional de Logística?

A crescente transformação do setor de logística brasileira cria a necessidade de contar com profissionais cada vez mais qualificados e que acabam, consequentemente, mais valorizados. Essa perspectiva contribui para um maior interesse das pessoas pela área e incentiva sua formação nas áreas afins e sua participação em cursos de capacitação pelo país.

O pensamento corrente é de que o profissional de logística seja especializado em armazenagem, distribuição e transporte, mas as múltiplas responsabilidades que cada uma dessas atividades contempla, exige do profissional uma visão integrada e colaborativa de todo o processo. É preciso ser dinâmico e acompanhar as evoluções do mercado para não ficar para trás.

Quais são as competências exigidas para o profissional de logística?

Familiaridade com ferramentas como ERP, WMS e TMS, são muito bem-vindas. Também será exigida maior interação com as áreas internas, foco nos Clientes e Fornecedores, além de uma ampla visão dos processos, buscando redução de custos, otimização destes processos e atenção às metas e prazos estipulados.

Assim, podemos tentar sintetizar os conhecimentos e habilidades que contribuem para a formação de um bom profissional de logística:

Raciocínio lógico
Ter familiaridade com números, planilhas, pesquisas e dados estatísticos ajuda bastante nessa área. O raciocínio lógico pode ajudar na tomada de decisões estratégicas e sob pressão.

Relacionamento
O trabalho em equipe e a habilidade nas relações interpessoais nas diferentes áreas da empresa faz toda a diferença para lidar com necessidades, deveres e resolução de conflitos.

Visão estratégica
Saber avaliar os pontos positivos e negativos do negócio e também dos concorrentes é essencial para elaborar estratégias que façam a diferença.

Visão global
Enxergar o todo é prever e corrigir possíveis falhas e explorar as reais possibilidades do negócio. O profissional deve buscar conhecer bem as etapas e setores da empresa.

Fluência em inglês
Muitos textos e termos da área são em inglês e muitas vezes a própria comunicação entre clientes e fornecedores poderá ser nesse idioma.

É claro que exigir que um profissional de logística tenha todas essas habilidades e conhecimentos seria buscar um super profissional, mas quanto mais desses conhecimentos e habilidades ele tiver, mais valorizado e disputado será pelo mercado. E em tempos de mão de obra escassa, isso pode significar ganhos financeiros bastante elevados.

E você, quer saber mais sobre este tema? Leia nosso post: Profissional de logística: o que o mercado espera de você.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

1 Comentário

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze + 2 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.