A importância da logística para as empresas

Importancia da logistica para empresas

O maior diferencial competitivo de uma empresa em relação às suas concorrentes é seu planejamento. Essa afirmação é reforçada pela opinião de diversos gurus do mercado corporativo, especialistas em gestão empresarial e marketing. Um bom planejamento logístico é crucial para que uma empresa corra à frente ou atrás da concorrência. Mas afinal, você sabe qual a importância da logística para as empresas?

De forma bem simplificada, a logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a facilitar o fluxo de ações de uma empresa, passando por todos os seus setores, visando agilizar processos, reduzir custos e atingir as metas estipuladas.

A logística de ponta a ponta

Através de um planejamento logístico eficiente nos processos de uma empresa, os insumos são assegurados, chegam até as fábricas, são bem acomodados e utilizados, minimizando desperdícios.  Depois disso, os produtos são direcionados aos consumidores, por meio de estratégias eficientes e precisas de distribuição.

A redução de custos e de desperdício

Toda a cadeia de eventos listados acima impacta positivamente na economia das empresas. Um bom planejamento logístico reverbera em cada setor de uma empresa, promove a avaliação da infraestrutura de transporte, da estocagem de insumos e dos produtos acabados, assim como reavalia as estratégias de distribuição e busca sanar qualquer problema ou custo elevado identificado na rotina da empresa.

A importância da integração

Isoladamente cada setor possui sua rotina, suas metas e sua preocupação voltada apenas para suas atividades. Contudo, a partir do momento em que os setores são integrados e devem juntos garantir o cumprimento de metas e dos prazos estipulados, o trabalho torna-se mais eficiente e preciso. A logística aplicada à integração entre setores favorece o trabalho em equipe, realizado de forma positiva e proativa.

Práticas sustentáveis

Um planejamento logístico bem executado garante até mesmo as ações sustentáveis de uma empresa diante do descarte de materiais e resíduos diversos, assegurando o cumprimento das leis ambientais e garantindo mais um fator de destaque para a marca da empresa e seu posicionamento perante a sociedade.

Como vimos, os benefícios da logística para empresas são inúmeros. Cabe ao profissional estabelecer estratégias que assegurem, no menor tempo possível e com o mínimo custo, o bom andamento dos trabalhos, desde a aquisição de produtos e matérias-primas até a entrega ao cliente final.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!