Logística e gestão de operações: por que se especializar nessa área?

O mercado de logística é muito dinâmico e, devido às transformações e complexidade, gerir as operações de forma eficiente tem se tornado um desafio cada vez maior. Isso faz com que os profissionais da área precisem se atualizar e especializar constantemente, a fim de acompanhar essas evoluções.

Logística e gestão de operações: por que se especializar nessa área?

Neste post, vamos falar sobre a importância das especializações voltadas para a logística e gestão de operações, quais são as vantagens que esses estudos proporcionam e quais são os cursos disponíveis no mercado. Confira!

Quais são as vantagens de fazer uma especialização em logística e gestão de operações?

Existem diversas vantagens profissionais para a carreira de quem decide fazer uma especialização. Elas vão muito além da possibilidade de ganhar uma promoção ou um aumento de salário:

Você se torna um especialista

E não apenas pelo título que obtém ao final do curso. As faculdades oferecem cursos com um estudo mais amplo sobre as mais diversas áreas, o que faz com que uma especialização seja necessária para aprofundar seus conhecimentos a respeito de um tema específico.

Ou seja, você passa a entender muito mais sobre a sua área de atuação, já que tudo que foi aprendido na graduação é estudado com mais profundidade. E você ainda pode escolher se especializar em um tema que você goste.

Aumenta o network

Outra grande vantagem é a possibilidade de ampliar a sua rede de contatos, já que a grande maioria dos alunos de pós-graduação ou especialização já atua no mercado. Isso faz com que a troca de experiências seja bem maior.

Além disso, você também aumenta as chances de conseguir se recolocar no mercado, ou conseguir novas oportunidades.

Ganha mais conhecimento prático

Na graduação, são vários os temas abordados. Já na especialização o foco é uma área de conhecimento mais específica, o que faz com o aprofundamento do conteúdo seja muito mais voltado para a parte prática.

Ou seja, tudo que foi aprendido na faculdade ou universidade como teoria passa a ser visto como aplicação prática. Isso te dá uma visão mais acertada de como as coisas acontecem rotineiramente.

Aumenta as chances de alavancar a carreira

Ter ensino superior deixou de ser um diferencial há bastante tempo, e isso também tem se tornado uma realidade na pós-graduação. As empresas buscam cada vez mais profissionais que estão constantemente em busca de aprimorar seus conhecimentos.

Isso se torna o seu diferencial e pode fazer com que você consiga se destacar ainda mais no seu mercado, quer seja dentro da empresa onde você trabalha atualmente, seja conseguindo novas oportunidades fora dela.

Quais são as especializações disponíveis no mercado?

Existem diversas opções de cursos para quem busca se especializar na área de logística e gestão de operações. Dentre os principais, podemos citar:

MBA em logística e operações

O objetivo é capacitar o profissional para a tomada de decisões na área, de forma que atue de maneira mais competitiva e contribua para que a empresa consiga alcançar resultados cada vez melhores.

MBA em gestão da produção e logística

Esse tipo de curso busca desenvolver profissionais que trabalham na área de logística de empresas do setor produtivo. O objetivo é fazer com que o profissional seja capaz de identificar ferramentas e métodos que ajudam a planejar e operacionalizar melhorias no processo de manufatura.

Gestão da cadeia de suprimentos e logística

O objetivo é capacitar os profissionais para gerir uma cadeia de suprimentos e todos os aspectos logísticos que envolvem as operações. Assim, é possível alcançar a sinergia e fazer com que o grupo consiga desenvolver vantagem competitiva.

Logística empresarial

Nesse curso os profissionais são capacitados para executar rotinas de planejamento, gestão e controle de processos logísticos, ao mesmo tempo em que se reduz custos, aumenta a eficiência e acompanha as tendências mundiais.

A busca constante por conhecimento faz com que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para o mercado de logística e gestão de operações, que é altamente dinâmico e exigente. Por isso, esses profissionais estão mais requisitados que nunca!

Gostou deste artigo e quer continuar acompanhando nossos conteúdos? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das novidades: estamos no Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube e Flickr!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

2 Comentários

  1. diego santos disse:

    estou na duvida qual fazer me ajuda por favor

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + dezoito =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.