Gestão de estoques: um ou mais armazéns?

modern storehouse

A estrutura logística é essencial para a atividade empresarial. A definição do planejamento logístico passa por uma questão crítica na gestão de estoques: quantos centros de distribuição ou pontos de armazenagem utilizar.

A gestão de Mono-Armazém, ou Mono-Localização, os produtos são estocados e geridos em uma única estrutura. A principal vantagem desse modelo é a simplificação da gestão. No entanto, apenas um armazém significa acúmulo de produtos, o que exige um esforço maior em movimentações, o que pode gerar atrasos, acidentes no manuseio de mercadorias e aumento de custos.

A chamada gestão de Multi-Armazém, ou de Multi-Locação, distribui o estoque em mais de um centro de distribuição. Com a possibilidade de dispersão dos produtos, esse tipo de gestão minimiza a movimentação dentro dos armazéns. Os produtos são normalmente divididos por tipo ou pela proximidade geográfica de interesse. Apesar desses benefícios, esse modelo exige investimentos maiores e tem maior complexidade de operações

Uma tendência atual é que as grandes empresas dividam sua estrutura logística em vários focos de distribuição, principalmente em virtude das dimensões continentais do Brasil. Como já abordado no Blog Logística, o e-setor de commerce tem expandido seus centros de distribuição pelo território nacional em vistas de melhorar os sistemas de entrega.

No entanto, essas empresas tem uma receita alta que permite investir em vários CDs. Para uma empresa com atuação focada em determinada região, a escolha do tipo de gestão de armazém deve ser bem estudada, pois será determinante nos resultados das operações.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

1 Comentário

  1. Hamilton de Souza disse:

    Sou muito fã da Logística de vcs, parabéns…

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 1 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.