Logística mais inteligente, rentável e ecologicamente correta

logistica inteligenteCada vez mais operadores logísticos buscam alternativas para desenvolver soluções e estratégias que atendam às necessidades dos clientes. Mas uma pergunta sempre vem à mente deles: “Como desenvolver serviços de alta qualidade e alinhados com a preservação do meio ambiente, sem perder de vista os valores competitivos necessários para logística”?

 

Uma solução colaborativa tem sido aplicada para apresentar um resultado positivo às expectativas do mercado desde 2004. Criado e empregado na França, pela FM Logistic, o conceito ‘Pooling’ busca a otimização de espaços e entregas para gerar custos logísticos menores e preservar o meio ambiente.

 

O que é o Pooling?

 

A aplicação Pooling faz com que duas ou mais empresas com pontos em comuns de entrega utilizem distribuidores multi-industriais que otimizam os processos logísticos. Essa sinergia pode trazer ganhos em termos de custo e qualidade de serviço.

 

Outro ponto positivo é o alinhamento com as necessidades do meio ambiente. O Pooling facilita a previsão de aproveitamento de 100% do espaço dos caminhões com uma circulação menor do veículo, o que reduz as emissões de CO2.

 

O Pooling pode ser a solução para a equação investimento x retorno, mas também exige uma atuação estruturada e competente do operador logístico que o oferece. A escolha dos produtos e empresas colaborativas que dividirão os mesmos espaços de armazenagem e meios de distribuição e o planejamento preciso desses serviços devem receber toda a atenção.

 

Fonte: Segs

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + 14 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.