Logística para a sede do Super Bowl

O Super Bowl, final da NFL – Liga Nacional de Futebol Americano nos EUA – é o maior evento esportivo anual do mundo. A edição desse ano acontece no dia 1º de fevereiro no Estádio da Universidade de Phoenix, em Glendale, no Arizona, onde se enfrentarão New England Patriots e Seattle Seahawks. Então vamos conhecer um pouco da logística que envolve o evento.

Super Bowl Arizona

Mais do que um jogo, o Super Bowl envolve uma semana de eventos relacionados ao esporte, além de uma apresentação musical no intervalo da partida (que esse ano contará com a cantora Kate Perry e Lenny Kravitz).

O processo de escolha das sedes acontece de três a cinco anos antes de sua realização, para que as cidades tenham tempo de se preparar. O planejamento logístico dessa edição foi iniciado há dois anos.

Durante a semana do jogo, acontece o NFL Experience, um parque interativo sobre o futebol americano que recebe fãs do esporte. Ele foi montado no Centro de Convenções de Phoenix. Todos os planos de montagem do saguão foram iniciados em dezembro, para que toda as exposições do parque estivessem prontas já no meio de janeiro.

NFL Experience

A cidade sediou o evento em 2008, então já existe uma experiência. Ainda assim, a equipe do Centro de Convenções compareceu às duas últimas edições – em Nova York e Nova Orleans – para observar as preparações do NFL Experience do extenso centro de imprensa para atender aos inúmeros veículos de comunicação que realizam a cobertura do evento.

A sede

Apesar de não ser tão conhecida como outras cidades americana, a região de Phoenix têm tradição em receber grandes eventos esportivos, como os jogos das estrelas da NBA e da MLB e finais do futebol americano universitário. A cidade acabou de ser escolhida para abrigar as finais do basquete universitário em 2017, outro grande evento esportivo nos EUA.

O Estádio

O University of Phoenix Stadium, onde a final será disputada, fica sob administração da NFL por um mês para a realização do jogo. O estádio, inaugurado há apenas oito anos, recebeu reformas especiais para o evento: melhora no sinal de de Wi-Fi e sistema de iluminação com LED, além de um novo telão, que possui 164 pés de largura e 59 pés de altura, equivalente a mais de  2.000 polegadas.

Centro de Convenções

O Centro de Convenções de Phoenix ainda estava em construção quando o Super Bowl aconteceu na região, em 2008. A direção do local nem mesmo concorreu para receber o NFL Experience. No entanto, a liga avaliou muito bem o Centro de Convenções do ponto de vista logístico: boas instalações e a localização estratégica, no centro de Phoenix, próximo a trens e à rede hoteleira da cidade.

As dimensões do Centro equivalem a sete campos de futebol americano. O parque instalado para o NFL Experience conta com estrutura para jogos interativos, onde visitantes podem lançar, correr e chutar bolas, lances típicos de uma partida de futebol americano.

A cidade

Durante a semana do Super Bowl, a região de Phoenix espera receber mais de 100 mil visitantes. O comitê de organização do Super Bowl contará com mais de 10 mil voluntários ajudando na realização dos eventos. O site do comitê foi o primeiro a contar com versões em inglês e espanhol. As atividades do comitê devem gerar US$ 2 milhões para caridade.

No site do evento, estão dispostas informações acerca das diferentes formas de se chegar aos locais de eventos ou ao estádio no dia do jogo. Estão listados locais de estacionamento, pontos de acesso, horários e tempo de deslocamento de trem, ônibus e taxis, além de meios alternativos, como aluguel de bicicletas.

Super Bowl Logistica

O centro de Phoenix abrigará o Super Bowl Central. A região será tomada por atividades relacionadas ao jogo, área onde atletas darão autógrafos, tornando-se o epicentro do evento. A espera receber até 1 milhão de pessoas durante a semana.

No fim de semana do Super Bowl realizado na região em 2008, o evento movimentou US$ 500 milhões. A expectativa é que nessa edição o valor seja bem maior.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.