Lollapalooza e a logística dos grandes eventos

Lollapalooza

Você já curtiu um show inesquecível? Muita gente já curtiu, já dançou e já cantou na plateia de um grande show com seus maiores ídolos. Mas você já pensou no enorme trabalho por trás de tudo isso? É aí que entram em cena os profissionais de logística para garantir que tudo dê certo. Conheça um pouco melhor a logística dos grandes eventos.

Nos dias 05 e 06 de abril a cidade de São Paulo recebeu o festival Lollapalooza 2014, que reuniu diversas bandas e artistas internacionais, como Lorde, Imagine Dragons, para um público de mais de 80 mil pessoas, no Autódromo de Interlagos. Um evento que agradou bastante aos fãs que se divertiram muito com seus ídolos, mas que teve muitas reclamações por falhas na organização.

A superlotação em alguns shows, as passagens e vias de acesso estreitas e que provocavam muita confusão, o número de banheiros e o tamanho das filas foram alguns dos problemas apontados pelos espectadores. Isso demonstra como a logística dos grandes eventos é importante e também como é difícil organizá-los.

Acontece que não basta, por exemplo, simplesmente determinar a data de um evento. É preciso cruzar vários e complexos fatores para determinar uma data mais adequada para a realização de um show de rock, de uma final de campeonato de futebol ou mesmo da visita de um presidente ou personalidade mundial a um determinado local.

Veja como a logística dos grandes eventos faz a diferença para sua realização:

Condições climáticas
Não basta apenas escolher um dia em abril, por exemplo, sem observar as condições climáticas. A previsão do tempo é crucial para escolher uma data adequada.

O deslocamento dos astros
Sejam músicos, jogadores ou atletas em geral, seu tempo de deslocamento e a rota mais rápida e segura são criteriosamente avaliados para não haver atrasos.

A montagem dos equipamentos e palco
Toda a logística de transportes dos equipamentos deve estar alinhada com a agenda de montagens e testes nesses equipamentos. Eles devem chegar no dia e hora programados, sem avarias, serem montados e testados para dar tudo certo.

A data certa
Ninguém quer que um grande evento acabe competindo pelo público com outro grande evento. A data do evento é pensada também para evitar esse conflito.

Mas é claro que como falamos em grandes eventos, a logística é aplicada tanto dentro quanto fora dos locais em que se realizam e tanto antes quanto durante e após sua realização. Veja alguns exemplos do uso da logística durante os grandes eventos:

Segurança
Fundamental para todos. A segurança deve ser prestigiada para aqueles que fazem o espetáculo e também para quem os assiste. O controle e a segurança precisam da parceria entre a prefeitura local e os serviços privados.

Acesso

Controlar o fluxo de pessoas e veículos ao redor ou dentro do local é essencial para garantir um evento tranquilo. Quanto antes as pessoas chegarem e se acomodarem e quanto mais cedo conseguirem sair do local ao fim do show e voltarem para casa, melhor e mais seguro para todos.

Saúde
É preciso disponibilizar ambulâncias e contar com unidades de atendimento para socorrer pessoas que, movidas pela emoção, pelo calor ou mesmo vítimas de algum possível acidente, precisem desses serviços.

Conforto
As pessoas querem se sentir confortáveis. É importante garantir esse conforto até mesmo para evitar atritos movidos por estresse. Banheiros acessíveis, facilidades para ir e vir e alimentação são alguns dos itens mais importantes.

Qualidade técnica
Eis algo capaz de arruinar um evento. É preciso pensar em tudo para garantir a qualidade técnica do espetáculo. A acústica, a iluminação, os efeitos pirotécnicos, a transmissão (caso haja) e é claro, o tempo, para não irritar o público.

Portanto, vimos que diversos fatores são determinantes na aplicação da logística dos grandes eventos e é preciso atentar para cada um deles. Se os cuidados forem tomados, se tudo for testado e planejado, fica muito mais fácil para a organização do evento garantir aplausos ao invés de vaias.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro + 1 =