O crescimento dos cartões para o mercado logístico brasileiro

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou no último mês a criação da joint venture entre a Embratec e a francesa Edenred. O resultado foi a criação da Ticket Log, que vai atuar no mercado de logística brasileiro na gestão de despesas corporativas com oferecimento de cartões voltados para o abastecimento e a manutenção de veículos.

A Ticket Log vai oferecer os cartões Ticket Car e Repom, da Edenred, e Ecofrotas e Expers, da Embratec. A joint venture ainda deve lançar um novo produto voltado para a antecipação salarial.

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A iniciativa visa combinar a expertise das duas empresas, aproveitando de toda a força do transporte rodoviário de cargas no país. Segundo o presidente da Ticket Log, Gustavo Chicarino, o produto vai oferecer uma rede abrangente com “abastecimento, manutenção, pneus, telemetria e outros serviços de valor agregado”.

A iniciativa que une os ativos da empresa terá 65% de participação da Edenred e 35% da Embratec. A Ticket Log nasce com o dobro do tamanho das empresas originais, com 27 mil clientes e 1 milhão de veículos cadastrados. São mais de 25.500 estabelecimentos credenciados, o que equivale a 58% da rede nacional.

“Com as soluções da Ticket Log e da Repom, líder em gestão de fretes, a Edenred torna-se o maior e mais completo player de gestão de frotas e abastecimento do país”, analisa Gilles Coccoli, diretor-geral da Edenred no Brasil, que será o presidente do Conselho Administrativo da nova empresa.

Crescimento do mercado de cartões

No ano passado, a Mercedes-Benz lançou, também em parceria a Edenred, um cartão de vantagens direcionado a frotistas de caminhões, ônibus e veículos comerciais leves. O Mercedes Service Card visa facilitar os gastos com combustível, peças e serviços para os veículos da montadora.

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Voltado diretamente para os clientes da marca, ele foi lançado com uma rede de abastecimento com 11.200 estabelecimentos afiliados à Ticket Car, além de serviços de manutenção, reparo e aquisição de peças nas concessionárias da Mercedes credenciadas na rede do cartão no país.

O cartão facilita a gestão de frotas, já que permite gerenciar os gastos de cada veículo com um melhor monitoramento do consumo e custos operacionais. Ele é impresso com os dados do veículo e proprietário, facilitando o controle dos gestores. O cartão, que já existe na Europa há mais de dez anos, é destinado somente a pessoas jurídicas.

Domínio do transporte rodoviário

Com o cartão, a montadora tem uma ferramenta de fidelização que proporciona benefícios como descontos e facilidade de pagamento. Desde 2013, a Visa oferece o Visa Cargo, também concentrando serviços em um único produto.

O crescimento desse tipo de serviço mostra como a predominância do transporte rodoviário no país – ainda que problemática para o desenvolvimento logístico integrado – gera novos negócios.

Aliado ao crescimento do e-commerce e à importância da última milha nas entregas do varejo eletrônico, o transporte rodoviário – seja ele feito via caminhões ou veículos leves – deve continuar a ser um mercado atrativo para que outros segmentos criem ferramentas para otimização de todas as etapas de suas operações.

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