O problema da malha rodoviária brasileira

malha rodoviariaUma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte apontou que apenas 12% da malha rodoviária nacional é pavimentada. Entre as rodovias pavimentadas, 44,7% apresentam desgastes e 19,1% exibem trincas e remendos. Para o estudo, foram percorridos quase 100 mil quilômetros. Deste total, apenas 32,4% apresentavam perfeitas condições.

O dado é alarmante, principalmente considerando os importantes setores que dependem do transporte rodoviário, como a agricultura. A dependência do transporte rodoviário gera custos como alto consumo de combustível, elevado o custo operacional e a perda de safras por permanência na estrada.

Somente a região Centro-Oeste, destacada pela grande produção de grãos, apresentou 26,8% de aumento de custos de manutenção de suas rodovias, taxa inferior apenas ao norte do país. A pavimentação da malha rodoviária da BR-163 é considerada essencial para o encaminhamento dos grãos aos portos para exportação.

Quando se trata de produtos com pouco valor agregado, é primordial que todos os processos sejam eficientes. Mesmo sem a revolução no sistema de transporte que o país precisa, as empresas já têm opções para incrementar suas condições logísticas, como o uso de galpões logísticos bem estruturados e equipados, com localização estratégica para o escoamento dos bens.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

2 Comentários

  1. Anônimo disse:

    Tanto dinhriro publico desviado e as rodovias acabadas desta forma causando prejuisos , tirando vidas.

  2. Vanderlei disse:

    Mais de 60% de rodovias no Brasil estão praticamente destruidas.

  3. Anônimo disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
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