Mercado

Distribuidora da Coca-Cola adota nova solução de logística

A Brasil Norte Bebidas (BNB), distribuidora da Coca-Cola desde a década de 1970, adotou uma nova solução de logística em suas operações. Desenvolvida pela Infor, a ferramenta SCM (Supply Chain Management) Network Design permite à distribuidora realizar análises de mercado e das rotas de distribuição. A ferramenta otimiza os valores investidos em logística. Um dos […]

CONTINUE LENDO

Portuários lançam livro sobre as operações em Santos

Portuários do Porto de Santos lançaram o livro “Ship Planner – Planejamento Operacional”. O livro detalha as funções do ship planner, ou planejador de navio, em português. A publicação é indicada aos trabalhadores do setor de logística e interessados a desenvolver conhecimento básico sobre a gestão de portos. De forma didática, os autores relatam as […]

CONTINUE LENDO

Planejamento de logística: Magazine Luiza e Sony

A rede de varejo Magazine Luiza promoveu um exemplo de logística de destaque com a implantação do CPRF (sigla para Planejamento Colaborativo, Previsão e Reabastecimento). O objetivo do processo foi integrar os fornecedores mais importantes da rede – o trabalho foi realizado em parceria com a Sony – alinhando-os com todos os elos da cadeia. […]

CONTINUE LENDO

Os indicadores de desempenho da logística

As empresas brasileiras, somente em 2013, destinaram R$ 507 bilhões com gastos em logística, 8,5% da receita líquida do setor privado nacional. O desafio é tornar a empresa mais competitiva, otimizando as operações e reduzindo custos. A forma mais eficaz para tal é conhecer profundamente os processos da empresa e os principais indicadores relacionados à […]

CONTINUE LENDO

O que é um portêiner?

Já falamos no Blog Logística mais detalhadamente sobre os contêineres e seu papel seminal no transporte de cargas pelo mundo. Mas afinal, o que é um portêiner e qual a sua função? Os portêineres (ou container crane, guindaste de contêiner em inglês) são equipamentos com função de agilizar a movimentação dos contêineres no momento de […]

CONTINUE LENDO

Mercado de malls segue em destaque no Brasil

O crescimento do mercado de centros de compra no Brasil representa uma grande confiança do empresariado na economia nacional, mesmo em momento de crise. O país conta com mais de 500 estabelecimentos do tipo. Nos últimos dez anos, segundo dados da Abrasce, o número malls passou de 316 a 504, e em 2014 o número continua […]

CONTINUE LENDO