Mercado

Planejamento tributário na logística: saiba qual sua importância

Uma operação logística envolve diversas questões que vão além das atividades operacionais — como transporte e estoque — e dos aspectos tecnológicos. Quando falamos em logística, também é preciso dar atenção ao planejamento tributário e todos os pontos que ele envolve, incluindo a compra de produtos, o envio de pedidos, a decisão de implementar um centro de distribuição e vários outros processos que sofrem incidência de impostos.

Planejamento tributário na logística: saiba qual sua importância

Pensando na importância que essa gestão possui e na sua influência nos custos e resultados financeiros do negócio, explicaremos a seguir o que é planejamento tributário e quais são suas principais vantagens.

O que é planejamento tributário?

Trata-se de uma estratégia que as empresas utilizam para tentar reduzir a carga tributária que incide sobre suas operações. Tudo é feito de forma lícita: por meio de análises sobre os tributos pagos e a redefinição do posicionamento, consegue-se chegar a uma economia maior. Em outras palavras, pode-se dizer que esse é um meio legal ao qual as empresas recorrem para reduzir o pagamento de tributos.

Por que ele é tão importante?

As análises adequadas ajudam a definir qual é o melhor regime tributário de acordo com a atividade realizada pelo negócio. Negligenciar esse aspecto significa ser tributado além do ideal, fator que gera elevação dos custos operacionais e outras consequências envolvidas no processo, como a perda da lucratividade e o aumento dos preços.

Que vantagens um bom planejamento pode trazer para a empresa?

A gestão logística é a área responsável por um dos maiores gastos dentro da empresa — além do RH, com a folha de pagamento e todos os encargos trabalhistas envolvidos. Assim, se existe um meio lícito de reduzir esses custos, é importante que se aproveite desses recursos.

O único cuidado que deve ser tomado é evitar aproveitar o benefício de forma abusiva ou equivocada, erro que pode gerar severas penalizações. Caso seja feito adequadamente, o planejamento tributário ajuda a garantir diversos benefícios. Conheça os principais:

Redução de custos

Este é um benefício óbvio, visto que o planejamento tributário ajuda a reduzir o gasto com o pagamento de tributos. Vale a pena ressaltar, porém, que a economia é gerada ao aplicar o planejamento corretamente.

Tomada de decisão mais acertada

Os gestores também podem contar com decisões mais acertadas, principalmente no que diz respeito à localização de um novo centro de distribuição ou na abertura de uma nova filial, por exemplo.

Aqui, também vale destacar a relevância que ele tem para um trabalho realizado por empresas distintas. Um bom exemplo disso são empresas que não possuem o transporte, como o core business, mas preferem fazer a gestão da frota própria.

Nesses casos, o planejamento tributário ajuda a entender a melhor forma de operar a gestão, se é possível contar com dois CNPJs distintos — mesmo sendo uma mesma operação — e qual é a forma mais adequada de tributação para os casos, por exemplo.

Otimização dos resultados

O resultado da redução de custos e a tomada de decisão mais acertada é a otimização dos resultados empresariais. Isso diz respeito tanto aos processos quanto ao desempenho financeiro.

Novos investimentos

Outra grande vantagem de se reduzir o pagamento de tributos é que a economia gerada pode ser aproveitada para a realização de novos investimentos na empresa. Isso pode significar um novo sistema de informação, uma instalação com capacidade maior ou aportes financeiros, por exemplo.

O planejamento tributário, apesar de ser um aspecto mais voltado para a área de contabilidade — e também financeira —, está bem relacionado à logística. Conseguir isenções e outros benefícios ajuda a alcançar o objetivo de diminuir os custos, tornando-se ainda mais eficiente.

Ficou clara a importância do planejamento tributário? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Então aproveite os comentários deste post para compartilhar suas experiências e opiniões conosco!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!