Por uma logística sustentável

A logística é uma área extremamente abrangente, cercada por desafios que devem ser superados diariamente pelos profissionais que lidam com prazos, metas e redução de custos em suas operações. Mas, além de todas essas responsabilidades, um número cada vez maior de empresas se vê diante da possibilidade de realizá-las minimizando os impactos ambientais e contribuindo com o meio ambiente. Tudo isso depende da mobilização de esforços por uma logística sustentável.

logistica sutentavel -blog logistica

Um número cada vez mais expressivo de empresas tem buscado alternativas que viabilizem o cumprimento de suas metas e prazos, mas que também possam reduzir os impactos ambientais e o desperdício de recursos, através de ações pontuais em seus processos.

É exatamente ai que se configura o desafio para os profissionais de logística. Lidar com práticas sustentáveis requer conhecimento, pesquisa e a adoção de medidas que possam ser compartilhadas por cada setor das empresas, influenciando diretamente em sua operação. Em um primeiro momento podem ocorrer conflitos internos em razão das novas práticas, mas em pouco tempo elas se configurarão como algo trivial, feito de forma automática e assimilado por todos.

Grandes projetos realizados por essas empresas poderão ser realizados considerando os possíveis danos causados ao meio ambiente e provendo mecanismos que os reduzam ou eliminem, além de minimizar o desperdício de recursos e impulsionar ações de reciclagem e reaproveitamento de materiais usados, por exemplo, na construção de loteamentos industriais.

Graças a esforços nesse sentido empresas como a LOG Commercial Properties, empresa afiliada ao GBC Brasil, entidade supranacional que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil, acabam tendo seus esforços reconhecidos pela sociedade.

O Blog Logística aplaude iniciativas que trabalhem por uma logística mais sustentável! Quer saber mais sobre logística sustentável, leia nosso post.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.