Porto Seco em BH começa a operar como Centro Aduaneiro

O Porto Seco Industrial Granbel, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, começou a operar no regime de Centro Logístico e Industrial Aduaneiro (Clia) no final de 2014. Desta forma, o Porto pode ser utilizado em todas as frentes de logística, passando por transporte, armazenagem e expedição até a entrega para indústria ou cliente.

porto seco clia

O porto seco, pertencente a Usifast, tem atuação ampla, com especialidade em setores farmacêutico, médico-hospitalar, eletroeletrônico, automotivo e industrial. No local acontecem vários processos de logística, como carga e descarga de contêineres, embalagem, etiquetagem, unitização e paletização.

O centro logístico também possui uma base de operação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para realização dos processos de monitoramento farmacêutico e estrutura para recebimento de carga refrigerada, equipada com câmara fria.

Próximo às margens da BR-381, o porto seco conta ramal rodoferroviário e acesso facilitado aos portos e aeroportos do Sudeste, e área total de 75 mil m² para armazenagem e movimentação de cargas.

Outra unidade da Usifast, localizada próxima ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, realiza serviço de remoção da carga de Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) que será desembaraçada no Clia de Betim.

Centro Logístico e Industrial Aduaneiro

Os Clias são regidos pela portaria nº 1.022 da Receita Federal Brasileira. O documento regula os locais de alfandegamento para movimentação e armazenagem de mercadorias importadas ou despachadas para exportação.

A portaria pode ser acessada neste link.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS: Porto Seco,

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito − 8 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.