Logística não é mais a Profissão do Futuro

Há algum tempo, era comum ouvir que a logística seria a profissão do futuro. Dizia-se que a logística deixaria de ser custo, para virar assunto estratégico dentro das empresas. Isso realmente aconteceu. Não é novidade, para os profissionais da área, de que os custos logísticos, no Brasil, chegam a 11,5% ou mais, o que é uma enormidade, se comparados a pouco mais de 8%, nos Estados Unidos, sem contar a infraestrutura totalmente precária, leis tributárias complexas e dezenas de outros problemas, que os profissionais de logística enfrentam todos os dias.

Logística não é mais a Profissão do Futuro

Sendo assim, a logística, mais do que nunca, é tratada como prioridade nas empresas e podemos dizer que, em muitos casos, é fator de sobrevivência, pois sem uma logística afinada, é impossível ter competitividade. Já imaginou ter muito mais estoque do que o necessário? O que acontecerá se não houver produtividade e organização na armazenagem? Ou se os produtos são entregues sempre atrasados ou a custos exorbitantes? Hoje, não é mais possível ter uma logística “meia boca”.

Então, nesse momento, sem dúvida alguma, os profissionais de logística são fundamentais para as empresas. Ou seja, logística não é mais a profissão do futuro, mas do presente! Isso é urgente!

Você está preparado para ser um profissional ou gestor de logística?

A logística está longe de ser uma atividade tranquila. Muitas operações são “nervosas”, outras longe de terem uma previsibilidade, devido a nossa péssima infraestrutura logística. Além disso, o profissional precisa ser muito qualificado e não apenas nas principais áreas que envolvem a logística (estoque, armazenagem e transporte). O profissional tem de saber negociar, gerenciar, ser proativo e ter disposição para resolver muitos problemas.

Quer mais uma lista de conhecimentos que esse profissional precisa ter? Vamos lá: cálculo, lógica, gestão da demanda, aspectos tributários, tecnologia, gestão de projetos, embalagem, compras, atendimento ao cliente, processos, metodologias de custeio e muitos outros. A lista certamente é muito maior do que essa.

Se você está entrando na área, pode pensar: “mas por que alguém escolheria seguir essa profissão que exige tanto conhecimento e perfis diferentes, indo desde a área de exatas até humanas, e cobra tanto assim do profissional?” Se você é da área, já sabe a resposta: paixão. As pessoas que trabalham com logística são apaixonadas pelo que fazem e por aprender e inovar cada vez mais. Gostam de ver as coisas acontecendo, obter resultados e poder partilhar com todos os envolvidos as melhorias que conseguem, mudando um detalhe ou outro na operação, que passava despercebido ou, até mesmo, implantar novos processos e operações, que mexem com toda a estrutura da empresa, mas que são fundamentais para aumentar a competitividade. São pessoas que dão o sangue para trabalhar com logística.

Então, a logística não é mais a profissão do futuro? Não, é a profissão do presente. Aqueles que já são ou os que ainda serão profissionais de logística colherão belos frutos. Porém, lembre-se que é preciso se capacitar, ler muito e conhecer, cada vez mais, sobre logística, no sentido mais amplo da palavra. Os assuntos são muitos, mas para os logísticos, isso é uma grande motivação, e para você?

Editor da Revista MundoLogística e Diretor da MAG Editora. Além da edição da Revista MundoLogística há 7 anos, realizou diversos eventos como o LogisTI Fórum, CD Fórum e o Prêmio FedEx Profissional e Projeto de Logística do Ano há 5 anos consecutivos.

1 Comentário

  1. eneida lima disse:

    Gostaria de receber informações sobre o profissional do futuro em logística e transportes…2030-2040

  2. cleberson disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    quer mais uma lista de conhecimentos que esse profissional precisa ter? Vamos lá: cálculo, lógica, gestão da demanda, aspectos tributários, tecnologia, gestão de projetos, embalagem, compras, atendimento ao cliente, processos, metodologias de custeio e muitos outros. A lista certamente é muito maior do que essa.
  3. cleberson disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Sendo assim, a logística, mais do que nunca, é tratada como prioridade nas empresas e podemos dizer que, em muitos casos, é fator de sobrevivência, pois sem uma logística afinada, é impossível ter competitividade. Já imaginou ter muito mais estoque do que o necessário? O que acontecerá se não houver produtividade e organização na armazenagem? Ou se os produtos são entregues sempre atrasados ou a custos exorbitantes? Hoje, não é mais possível ter uma logística “meia boca”. Então, nesse momento, sem dúvida alguma, os profissionais de logística são fundamentais para as empresas. Ou seja, logística não é mais a profissão do futuro, mas do presente! Isso é urgente!
  4. Samuel disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Do que adianta ter pós-graduação em logistica e nunca conseguir emprego na área???? esse curso é o pior para se formar, além de não ter nenhum estagio á disposição nos 2 anos de curso, ainda é capaz da pessoa formada ficar desempregada E VAI FICAR. O que me deixa mais REVOLTADO é que investi em algo que NÃO DÁ RETORNO! Concurso público para esse curso NÃO EXISTE!!!!!!!!!!!!!
  5. LEANDRO ROJAHN disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Acho que uma empresa sem uma logística inteligente não consegue se manter em um mercado tao competitivo .mas também acho que neste mercado de logística quem mais perde e quem se forma na área ,porque raramente consegue uma vaga de trabalho ,e quando consegue o salario e desanimador.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.