Conheça 4 cuidados necessários para o transporte de peças automotivas

transporte de peças automotivas

Cada mercado apresenta peculiaridades que determinam as etapas de suas cadeias de suprimentos. No setor de peças automotivas, a etapa do transporte de itens é uma das mais importantes, pois demanda cuidados que visam preservar o produto final, reduzir o risco de extravio de peças e manter o padrão de qualidade da empresa.

Tem interesse nesse assunto? Vamos conhecer algumas práticas para garantir que o transporte de peças automotivas seja realizado de maneira adequada, mantendo a integridade dos produtos da empresa. Acompanhe e tire suas dúvidas!

Qual é a importância da logística no setor automotivo?

O desempenho da indústria nacional é marcado fortemente pela presença do mercado automobilístico, sendo este, considerado um dos sustentáculos de toda a indústria, contribuindo em cerca de 70% dos resultados.

Tal performance é impulsionada principalmente pelo aumento da quantidade de montadoras no país, que ainda possui um grande potencial de crescimento. É cada vez mais importante desenvolver a logística do setor, tendo em vista o potencial de demanda e a quantidade de insumos ligados à cadeia produtiva desse ramo.

Devido à variedade de formatos, requisitos e funções, a logística de transporte de peças automotivas precisa inovar constantemente os seus métodos de organização, armazenamento e distribuição, com o intuito de torná-los mais eficientes, seguros e capazes de manter a qualidade dos produtos.

É preciso diferenciar a dinâmica do transporte na indústria de autopeças em relação à dinâmica das pequenas remessas convencionais de outros mercados. Por conta da dificuldade de encontrar embalagens apropriadas, que podem garantir a integridade das peças automotivas, os embarcadores acabam enfrentando grandes desafios e responsabilidades no transporte de carga.

A velocidade de realização das entregas também é diferenciada, pois as concessionárias não trabalham com a permanência de grandes estoques, o que exige mais agilidade na comunicação com o cliente e no transporte de cargas.

Em resumo, a logística do setor automotivo é marcada por reveses que demandam uma comunicação eficiente entre os atores envolvidos (indústria, transportadora e concessionária). Essa capacidade garante melhores serviços e a disponibilidade das mercadorias ao cliente final.

Quais são os cuidados necessários no transporte de peças automotivas?

Agora que você conhece a importância da logística para o setor automobilístico, chegou o momento de conferir quais são os principais cuidados para a otimização do transporte das peças automotivas. Confira para entender como torná-lo mais eficiente e seguro!

1. Adequação da embalagem

As embalagens são itens essenciais para a garantia da integridade física do produto e a sua proteção contra quebras, impactos e outros danos que podem ocorrer ao longo da trajetória até o consumidor final.

É preciso considerar a fragilidade de cada item, com embalagens específicas para evitar avarias ou uma possível inutilização do produto, o que representa perdas financeiras ao fabricante.

Também é recomendada uma atenção especial para o desenvolvimento de embalagens capazes de proteger as peças contra os riscos inerentes às atividades de manipulação dos produtos.

Observe cada situação de transporte de maneira criteriosa e procure pelos melhores e mais sustentáveis tipos de embalagens, como isopor, plástico-bolha etc. Dessa forma, a sua empresa estará fazendo o necessário para evitar acidentes e perdas de produtos.

2. Descrição detalhada da carga

Fazer a descrição detalhada da carga que será transportada é um cuidado fundamental para garantir a manipulação correta das peças, principalmente quando existem vários outros produtos enviados em um mesmo veículo.

Sendo assim, é preciso deixar evidente o tipo de peças automotivas presentes na remessa, classificando-as conforme o seu peso, fragilidade, tamanho, forma correta de armazenagem e tipo de empilhamento suportado.

Com essas informações mais acessíveis, é possível evitar avarias durante os processos de carregamento e descarga das mercadorias.

3. Velocidade e manutenção do veículo

A relação entre velocidade do veículo de transporte e o índice de avarias é quase diretamente proporcional. As cargas do setor automotivo possuem um conteúdo mais frágil ou pesado, que limita a sua capacidade de absorção dos impactos causados por frenagens mais bruscas e aceleração.

É preciso que os condutores estejam cientes dessa condição para que eles consigam manter uma velocidade constante e adequada para a carga, sempre respeitando os limites de velocidade e demais regras de trânsito.

A manutenção do veículo é outro fator importante de segurança, tanto para a carga transportada quanto para os tripulantes. Questões básicas como a calibragem de pneus, faróis, freios, suspensão e alinhamentos, além de manutenções mais complexas relacionadas à mecânica do veículo, são itens essenciais para a integridade dos envolvidos ao longo do trajeto de distribuição.

4. Capacitação adequada dos profissionais

Como podemos observar, cada um dos itens citados até aqui demanda cuidados especiais de gestores e demais profissionais que estão diretamente envolvidos com o transporte de peças automotivas.

Dessa forma, é altamente recomendado que a sua empresa invista na qualificação de todo o pessoal envolvido no carregamento, descarga e condução dos produtos, a fim de reduzir o potencial de acidentes, avarias e perdas durante o deslocamento.

Cursos e treinamentos são ferramentas excelentes para disseminação de boas práticas, simulação de situações e preparação dos colaboradores. São investimentos que resultam em níveis de desempenho superiores, a curto prazo.

Resta destacar a importância de aplicar cada uma das dicas apresentadas, para garantir a eficiência na entrega e a evolução dos indicadores relacionados à segurança e qualidade do transporte de peças automotivas. Também não se esqueça de avaliar a empresa responsável pelo serviço de transporte, antes de assinar qualquer documento e concretizar uma contratação.

Como vimos, cada um desses itens vai ajudar o seu negócio a tomar a melhor decisão e aumentar o potencial de sucesso das suas ações de logística e transporte.

Gostou das nossas dicas? Se você quer melhorar o transporte de peças automotivas da sua empresa, não deixe de se manter em dia com as novidades do mercado. Nos acompanhe nas redes sociais!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Planejamento TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.