Logística e inteligência artificial: como essa combinação pode ser perfeita?

Se perguntássemos para um profissional ou empresário do setor logístico há alguns anos se algum dia a logística e inteligência artificial poderiam, de alguma forma, trabalhar juntas, certamente teríamos nosso questionamento totalmente desprezado.

Afinal, quem imaginaria que essa tecnologia que há algum tempo parecia algo totalmente inacessível estaria presente e disponível para a maioria dos empresários desse setor hoje em dia. Os avanços tecnológicos possibilitaram o acesso de muitas ferramentas que jamais imaginaríamos ver nas empresas.

A inteligência artificial, portanto, é uma delas e neste artigo mostraremos a sua aplicação no setor logístico. Acompanhe-nos nesta leitura!

Como funciona a Inteligência Artificial?

O que você pensa quando lê a palavra Inteligência Artificial? Robôs e carros tomando decisões sozinhos e substituindo pessoas? Bom, se você ainda tem essa imagem cinematográfica na mente pode ir se desfazendo dela quanto antes. Realmente, a Inteligência Artificial ou IA é uma realidade, porém, bem diferente do que você pode imaginar.

Basicamente, trata-se de uma ferramenta tecnológica capaz de realizar todo o planejamento logístico, tornando-o mais eficiente, rápido e com menores custos. Assim, ela é capaz de organizar determinados processos do seu negócio otimizando-os e possibilitando que eles gerem mais resultados.

Como a Inteligência Artificial se aplica no setor logístico?

O departamento logístico é o ponto de encontro dos produtos e o cliente. Nesse sentido, toda a sua divisão, desde a recepção de mercadorias até a expedição delas necessita da máxima atenção e precisão.

Dessa forma, qualquer tipo de falha que venha ocorrer pode gerar atrasos, divergências de informações e o pior, desconforto com seus clientes, deixando-os insatisfeitos. Nesse sentido, a aplicação da IA no setor logístico visa automatizar algumas tarefas essenciais, tornando-as menos passíveis de erros e impactando indiretamente no resultado do negócio.

Logística e Inteligência Artificial: quais são as vantagens?

Agora que você entendeu o que é a Inteligência Artificial e como ela pode ser aplicada nas empresas, vamos começar a demonstrar, de fato, quais são os benefícios tangíveis que podem ser obtidos com ela. Continue lendo!

Facilidade em questões aduaneiras e alfandegárias

Um dos pontos atacados pela IA são as questões aduaneiras. Essa tecnologia pode gerenciar toda essa parte demonstrando as decisões que precisam ser tomadas pelo gestor para evitar problemas na transação de mercadorias em portos e aeroportos.

Melhora da qualidade para o cliente final

Com processos mais otimizados o seu cliente final terá mais agilidade e praticidade na entrega de suas compras, consequentemente, ficará mais satisfeito com sua empresa e, certamente, voltará ao seu estabelecimento mais vezes.

Redução de custos e erros

No dia a dia de trabalho de uma pessoa erros simples podem acontecer. Afinal, nenhum ser humano é capaz de realizar tarefas — que em muitos casos são maçantes e repetitivas — com perfeição durante todo o tempo. A IA, portanto, evita esse tipo de problema, tendo em vista que os sistemas não se exaurem ou cansam de realizar suas atividades, bem como, não sairão dos parâmetros por conta própria.

Otimização de processos de armazenagem

Os processos de armazenagem também são afetados pela Inteligência Artificial. Essa tecnologia é capaz de criar procedimentos e protocolos que garantirão mais segurança e eficiência para esse departamento.

Ela realizará os procedimentos para elaboração de uma armazenagem estratégica que facilite o trabalho desse departamento da empresa o que impactará toda a gestão do negócio.

Quais os diferenciais da logística que utiliza a Inteligência Artificial?

Agora, mostraremos quais são os principais diferenciais que uma empresa do setor logístico que utiliza a Inteligência Artificial oferece. Continue lendo!

Prever comportamentos e antecipar problemas

Um dos primeiros pontos é a possibilidade de prever possíveis problemas. A IA utiliza padrões de procedimentos e avalia mudanças em seus comportamentos que podem vir a se tornar algum problema. Assim, você pode tomar ciência deles com antecedência e adotar as medidas necessárias para evitá-los.

Tornar o setor mais estratégico

Empresas que contam com a IA também acabam transformando todas as suas operações, deixando-as mais otimizadas e estratégicas, reduzindo custos e melhorando os serviços prestados aos clientes. Outra forma de tornar seu negócio mais estratégico é contar com galpões logísticos modernos.

Economizar tempo

Ao otimizar o setor logístico ocorrerá uma grande economia de tempo em procedimentos que poderão ser executados de forma automatizada ou, simplesmente, eliminando alguns processos inúteis e que só ocupam o expediente da sua equipe.

Ações mais voltadas ao consumidor

Como consequência de todos esses diferenciais, seus clientes poderão obter todos os benefícios, tendo entregas mais rápidas, atendimentos personalizados e maior agilidade em todos os processos.

Quais são as tendências da IA na logística?

Agora, mostraremos quais são as tecnologias que utilizam IA na logística e que têm forte tendência de serem utilizadas nesse setor nos próximos anos.

Utilização de Drones

Os Drones já são utilizados por muitas empresas do setor logístico. Algumas, inclusive, utilizam essa tecnologia para fazer vistorias em armazéns, contagem de produtos e, até mesmo, vigilância de áreas específicas do negócio.

Machine learning

O Machine Learning também é uma tecnologia que já é utilizada em muitas empresas. Basicamente, ela capacita os computadores e demais ferramentas para aprender por meio de experiências pré-programadas. Assim, com base em fatos ocorridos ele se autoparametrizas de maneira a se adequar às necessidades do negócio e de seus procedimentos diários.

Veículos autônomos

Por fim, temos os veículos autônomos. Esses, por sua vez, podem parecer um pouco longe da realidade das empresas brasileiras. Entretanto, nos Estados Unidos já existem veículos, especialmente os da marca Tesla, que são capazes de circular pelas vias americanas sem a intervenção humana.

Com isso, começam a surgir os primeiros protótipos de caminhões que utilizam essa tecnologia. Como tudo evolui com uma velocidade absurdamente alta, não será nenhum pouco surpresa se essa tecnologia invadir as empresas brasileiras em poucos anos.

Como você pode perceber, logística e Inteligência Artificial são áreas que estão cada vez mais próximas e se engana aquele empresário que pensa que alguns desses pontos demorarão para surtir algum tipo de efeito sobre seus negócios. Essas novidades estão cada vez mais próximas e em pouco tempo baterão à porta da sua empresa. Fique atento a elas!

Gostou das informações que apresentamos? Para continuar aprendendo sobre outros assuntos relevantes para o seu negócio, confira o post em que mostramos como o push back pode otimizar o armazenamento de sua empresa.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Tecnologia TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 + 19 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.