5 investimentos em logística que farão a sua empresa se destacar

Há muito tempo a logística deixou de ser uma área exclusivamente operacional e passou a contribuir com a estratégia operacional, proporcionando processos otimizados e ajudando a implantar melhorias que ajudam a aprimorar os resultados. Nesse sentido, os investimentos em logística são grandes aliados no crescimento da empresa.

5-investimentos-em-logistica-que-farao-a-sua-empresa-se-destacar.jpeg

No artigo de hoje vamos falar sobre alguns deles e como eles podem ajudar seu negócio a se destacar no mercado.

Continue com a leitura e confira agora mesmo!

1. Investimento em tecnologia

A adoção de um sistema de gestão ajuda a modernizar as operações por meio da automação dos processos. Isso ajuda a garantir maior agilidade na execução das tarefas, centralização das informações, aumento de produtividade, maior segurança e confiabilidade dos dados e, inclusive, redução dos custos.

Além disso, muitos softwares permitem a geração de relatórios, que podem ser utilizados para realizar uma avaliação dos resultados obtidos, compará-los às metas, identificar os problemas e elaborar planos de ação mais precisos e acertados.

2. Segurança da web

Informação é poder. Principalmente quando elas estão relacionadas ao planejamento estratégico e decisões de atuação de uma empresa. Portanto, investir em segurança da web significa proteger seu negócio, fazendo com que questões relevantes — como inovações e novos diferenciais competitivos, por exemplo — fiquem salvas, com o menor risco possível de serem acessadas por pessoas que não possuem autorização.

3. Investimentos logísticos em aluguel de galpões

O aluguel de galpões é uma tendência na área e pode ajudar a empresa, proporcionando diversos benefícios como:

  • Baixo investimento inicial: consideravelmente menor do que quando se pretende comprar ou construir um espaço;
  • Menor custo operacional: a manutenção do galpão, por exemplo, é de responsabilidade da contratante e contratada. Ou seja, são divididos;
  • Localização estratégica: próximos às vias principais, facilitando o escoamento das cargas;
  • Flexibilidade nas operações: com o crescimento do negócio, pode ser que, em determinado momento, seja necessário analisar a viabilidade da abertura de um CD de acordo com a localização dos clientes. O aluguel facilita a implantação depois que a decisão for tomada.

4. Treinamento de funcionários

Para se destacar no mercado, é fundamental fornecer um atendimento diferenciado e que ajude a melhorar o relacionamento com os clientes. Isso é possível por meio da capacitação e qualificação dos funcionários. O ideal, nesse caso, é identificar quais são os pontos fracos e quais treinamentos ajudam a eliminá-los.

Vale lembrar que essa decisão também ajuda a manter os colaboradores motivados, valorizando o profissional e estimulando seu crescimento.

5. Gerenciamento de risco

O gerenciamento de risco é um processo que trata da identificação dos riscos que podem afetar os resultados planejados, bem como a criação de soluções que ajudem a eliminá-los — ou, ao menos, reduzir seus impactos negativos.

Quando o gestor adota essa rotina, consegue prever melhor os problemas e atuar de forma proativa — o que permite tornar os processos mais eficazes, otimizar as rotinas, reduzir os custos e aumentar a qualidade.

Mesmo que os métodos de trabalho estejam bem estruturados e proporcionem os resultados esperados, para que sua empresa consiga se destacar no mercado, é crucial fazer um acompanhamento das tendências, avaliar quais melhorias podem (e devem!) ser feitas nas operações, além dos investimentos logísticos disponíveis e os benefícios que eles proporcionam.

Gostou de entender um pouco mais sobre possíveis investimentos em logística que podem ser feitos? Então aproveite para saber mais sobre o crescimento dos cartões para o mercado logístico brasileiro!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.