Como otimizar a movimentação de materiais na sua empresa?

A movimentação de materiais é basicamente o deslocamento de mercadorias para outras partes no interior ou exterior da empresa. Mas essa é uma definição simples para uma atividade que impacta diretamente o setor de armazenagem, compras, controle etc.

O fato é que inúmeros processos logísticos dependem de um bom desempenho da movimentação de materiais. Por isso, é preciso um trabalho diferenciado do gestor em questão de planejamentos e escolhas.

Para ajudar você a extrair o máximo da atividade, a seguir, apresentaremos ótimas dicas de como otimizar a movimentação de materiais na sua empresa. Continue com a gente e confira!

Faça um bom planejamento

Sem um bom planejamento, dificilmente, uma empresa é bem-sucedida em suas atividades. Por isso, é essencial a realização de um estudo prévio sobre alguns diferentes fatores antes de qualquer ação prática.

Como gestor logístico, você deve saber que a maior parte das atividades realizadas influencia diretamente no planejamento das outras equipes dentro do setor. Ou seja, para otimizar a movimentação de materiais, é preciso pensar de forma abrangente.

De maneira direta, um bom planejamento demanda a participação e o conhecimento de todos os gestores envolvidos, inclusive de outros departamentos da empresa, garantindo total sintonia e o funcionamento geral dos processos.

Ainda que não exista uma fórmula pronta para cada negócio, é importante considerar os objetivos principais da empresa, a situação do mercado, bem como a estrutura oferecida para a realização das operações.

Automatize os processos

Hoje, em plena era digital, não há mais razão para movimentar mercadorias utilizando recursos obsoletos. As empresas que insistem em métodos ultrapassados tendem a ser superadas pelos concorrentes e cair no ostracismo.

A automação na logística é uma ideia enraizada na logística 4.0, que visa o máximo desempenho dos empreendimentos do setor. Em outras palavras, não é mais algo opcional, e sim uma implementação “obrigatória”.

Porém, como explicado, tudo deve ser bem avaliado antes de uma decisão. Para evitar desperdício de recursos, analise os principais gargalos na movimentação de materiais e certifique-se sobre as ferramentas ideais para a sua empresa.

Automatizar não é adquirir equipamentos de maneira aleatória, e sim aperfeiçoar processos manuais com o intuito de impulsionar a produtividade das equipes de trabalho.

Tenha um software de gestão

Complementando a questão da tecnologia, os sistemas de gestão são soluções digitais fundamentais para empresas que desejam entregar um serviço diferenciado para os seus clientes.

Como sabemos, a movimentação de mercadorias não se faz presente apenas quando um item é levado de um lado para o outro dentro do armazém. Isso é só uma parte da grande operação.

Todos os processos logísticos estão interligados e formam uma cadeia de produção. Um software de gestão consegue garantir que nenhum detalhe passe despercebido e todos os processos se mantenham alinhados. Com ele, o gestor obtém, por exemplo:

  • otimização do transporte dentro do galpão logístico;
  • maior eficácia na gestão de armazenagem;
  • melhor integração com outros setores.

Invista na estrutura do local

Todas as dicas apresentadas anteriormente são de suma importância, porém, dificilmente, elas atingirão os resultados esperados se a empresa não contar com uma estrutura adequada para desenvolver suas atividades.

Na logística, a estrutura do armazém, galpão ou condomínio logístico faz toda diferença, principalmente em relação à movimentação de materiais. Quando o layout ou o próprio piso não favorecem, nem o melhor planejamento ou a mais desenvolvida máquina conseguem impulsionar a produtividade.

Por isso, antes de se decidir, entenda mais sobre as necessidades da sua empresa, bem como o tipo de estrutura disponível. Até mesmo o formato do armazém deve ser analisado, pois ele também impacta na movimentação e na armazenagem.

Essas foram as nossas dicas para que você consiga otimizar a movimentação de materiais na sua empresa. Como explicado, um bom planejamento é a base para a excelência da operação. No entanto, é a estrutura do galpão que mostrará se as ideias criadas poderão ser realizadas na prática. Por isso, dê preferência sempre por espaços que atendam, de verdade, às necessidades do seu negócio.

Você quer os melhores galpões logísticos para o seu negócio? Então entre em contato agora mesmo.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

5 × três =