Condomínio logístico ou galpão de rua: os diferenciais para o seu negócio

condomínio logístico

Você está em dúvida entre um condomínio logístico ou galpão de rua, por não saber qual seria a melhor opção para o seu negócio? Antes de fazer a escolha, é preciso pesar os prós e os contras de cada um e avaliar os diferenciais que eles proporcionam.

Elaboramos este artigo para explorar melhor esse assunto, explicando por que o condomínio pode ser a alternativa mais adequada para os seus negócios. Quer entender melhor? Então, continue a leitura!

Os desafios da gestão de logística

O Brasil, em geral, tem um parque industrial obsoleto, com cerca de 150 milhões de m² de galpões espalhados e uma grande concentração na região sudeste.

Historicamente, o segmento industrial e logístico tem um gargalo com relação a bons ativos que tenham uma infraestrutura adequada para atender à logística moderna. Isso acontece, principalmente, se estivermos tratando do mercado imobiliário profissional — o chamado mercado Classe A.

Esse mercado ainda é recente no Brasil, com cerca de 20 anos, e a concentração ocorre especificamente no eixo Rio-SP, com cerca de 80% do imobiliário. O estoque no país é de aproximadamente 15 milhões de m².

No que diz respeito aos desafios da logística, as dificuldades são inúmeras, como o gargalo com a infraestrutura nos diversos modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aéreo e portuário.

Além disso, ainda temos:

  • custos altos com frete;
  • estradas e rodovias com baixa qualidade e falta de manutenção;
  • grande burocracia portuária e aérea para o desembaraço de cargas;
  • ferrovias ineficientes, com falta de padronização de linhas e bitolas.

Para o mercado imobiliário industrial e logístico, o maior desafio encontrado é a falta de bons ativos nos principais mercados consumidores. O Brasil é um país continental e, com esse gargalo logístico dos modais, faz-se necessária a qualidade no armazenamento das mercadorias. É aí que entram os galpões logísticos.

O que é o condomínio logístico

Condomínio logístico é um complexo que viabiliza as operações logísticas de diversas empresas em um único lugar. Cada uma delas fica instalada em um galpão — de acordo com suas necessidades —, e os custos são rateados entre cada organização.

Os diferenciais do condomínio logístico

Quando comparado ao galpão de rua, o condomínio logístico sai na frente e oferece algumas vantagens que se sobrepõem e mostram como essa opção é uma excelente alternativa para as empresas. Entre as principais, podemos citar:

  • maior segurança patrimonial, segurança para os colaboradores e, se o proprietário for um player profissional, a segurança de ter um proprietário profissional na gestão do ativo;
  • compartilhamento de custos com serviços que não são o core business da empresa, tais como: segurança, limpeza, refeitório, paisagismo, manutenção, entre outros;
  • localização estratégica nos principais mercados;
  • possibilidade de expansão com a locação modular;
  • alta eficiência operacional com padrão construtivo Classe A, entre outras.

Quando falamos de diferenciais, o condomínio ganha um destaque ainda maior, visto que oferece localização estratégica e alta performance operacional — além da alta eficiência de armazenagem.

As vantagens do condomínio logístico em relação à infraestrutura e tecnologia

Tecnologia interligada aos diversos segmentos da indústria é uma tendência cada vez maior no mundo. Com o crescimento do e-commerce, por exemplo, as demandas por inovações têm aumentado de forma contundente.

Por isso, características como o pé-direito e a eficiência operacional dos galpões tornam-se tão importantes. Porém, indo além disso, também tem a relevância da tecnologia dentro da estrutura.

A automação na movimentação dos produtos dentro dos galpões, por meio de robôs, já é uma realidade presente no Brasil. E cada vez mais as empresas querem a instalação de tecnologias como essas em suas operações.

O investimento em modernização faz a logística ser mais eficiente para as companhias, gerando ganhos operacionais, reduzindo tempo de entrega, otimizando rotas e, com isso, elevando as margens dos lucros operacionais.

A economia que os galpões em condomínio logístico oferecem

O principal benefício é a diminuição do Capex no projeto, não sendo necessários os investimentos com aquisições, construção, manutenção e despesas com os ativos, uma vez que existe uma gestão específica que se responsabiliza por esses gastos.

Isso diminui drasticamente os investimentos iniciais do projeto, levando as empresas a focarem no core business. A locação entra como despesa operacional, podendo, ainda, trazer benefícios tributários para as companhias.

Também tem o ganho de eficiência logística com a locação, ou seja, a empresa pode até pagar um valor de m² mais caro no condomínio, mas, no fim do mês, o custo operacional é menor.

Além disso, existem possíveis ganhos tributários com a locação de imóveis e economias com o compartilhamento dos serviços com outras empresas, principalmente no item de segurança patrimonial.

Um dos grandes diferenciais do condomínio é a possibilidade da locação modular, ela possibilita o crescimento da empresa ao longo do contrato. A expansão acontece com bastante frequência nos empreendimentos logísticos.

Então, a sua empresa pode começar com uma unidade um pouco menor e investir na expansão, à medida que os negócios vão crescendo e demandando uma operação maior. Assim, a escalabilidade também pode ser apontada como uma vantagem.

O que considerar ao procurar um galpão

Ao procurar um galpão para sua operação logística no Brasil, busque um condomínio de qualidade, que:

  • ofereça uma localização estratégica;
  • tenha um nível de serviço ideal para a sua operação;
  • proporcione segurança para sua mercadoria e sobretudo aos seus colaboradores;
  • contribua para aumentar a eficiência operacional da sua logística.

A LOG CP certamente possui a solução ideal para a sua operação logística no Brasil, tendo em vista a vasta quantidade de condomínios que oferece em diversas localizações, com as características mais variadas.

Como você pôde ver, o condomínio logístico é uma opção ainda mais vantajosa para as empresas. O custo-benefício que se consegue ao escolher essa alternativa é bem satisfatório e pode ser facilmente percebido na prática. O fato de conseguir um galpão modular, totalmente de acordo com as necessidades da empresa, só torna a estratégia ainda mais atrativa.

Você se interessou pelo condomínio logístico e quer saber com mais detalhes como contratar e se beneficiar dele? Entre em contato conosco e esclareça quaisquer dúvidas que tiver sobre o assunto!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 − três =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.