Conheça 4 dicas para otimizar a logística de suprimentos

A logística de suprimentos é um aspecto essencial que afeta desde pequenos negócios até grandes corporações. O crescimento da malha programada, a expansão do mercado consumidor e a concorrência da área de transportes são fatores que devem ser analisados com cuidado.

Devido a sua importância estratégica, deve-se considerar a logística como uma parte integrada da cadeia de suprimentos. Por isso, o planejamento de todo o processo de abastecimento deve ser desenvolvido para assimilar fabricantes, transportadoras e clientes.

Aproveite para saber mais sobre o assunto acompanhando o conteúdo deste artigo!

Entenda o que é logística de suprimentos

Dentro do processo de movimentação de mercadorias, existem termos que se referem ao processo de armazenagem, transporte e aquisição matérias-primas para dentro de um empreendimento. Essa atividade recebe o nome de logística de suprimentos ou logística inbound.

Esse fluxo tem relevância estratégica, pois erros no seu planejamento podem resultar em:

  • paradas na linha de produção;
  • escassez de mercadorias para revenda;
  • falta de materiais para a linha de produção;
  • realização de compras em caráter emergencial.

Por isso, a gestão de suprimentos deve atuar de forma eficiente para prevenir problemas.

Saiba como obter melhores resultados

Manter o processo de suprimentos em perfeito funcionamento é um desafio constante que pode ser afetado por imprevistos, oscilações de preço e problemas com o transporte. Contudo, existem estratégias que podem ser adotadas com o intuito de aumentar as chances de sucesso.

1. Selecione fornecedores confiáveis

A capacidade de uma empresa manter-se abastecida tem relação direta com a qualificação dos fornecedores de bens e serviços. Por isso, valorize os parceiros que tenham capacidade técnica e experiência para lidar com a demanda da área de compras.

A construção dessa relação propicia, por exemplo, a logística enxuta e a gestão de estoque por meio do modelo just in time. Ou seja, o pedido de materiais ocorre somente quando há necessidade, evitando, assim, a possibilidade de perdas e desperdício.

2. Planeje o abastecimento

Como já sabemos, a logística de suprimentos é o processo para abastecer uma determinada empresa dos insumos necessários para a manufatura e, posteriormente, venda. Isso quer dizer que é preciso focar na necessidade de reabastecimento, controle dos níveis de estoque e ao volume de vendas.

Desse modo, é possível estimar a demanda de forma adequada para que o consumidor possa ser atendido adequadamente. Esse é um diferencial importante que permite o atendimento dos prazos estipulados e garante a qualidade das mercadorias.

3. Invista em sistemas de informação

É vital contar com sistemas informatizados para o gerenciamento das atividades que compõem a cadeia de suprimentos. Desse modo, o gestor dispõe de uma ferramenta que é capaz de:

  • automatizar a execução de tarefas;
  • propiciar o aumento da produtividade;
  • registrar as transações de compra e venda;
  • consolidar relatórios gerenciais para a avaliação do desempenho.

4. Mantenha os processos simplificados

Mesmo que o seu negócio se encontre em um bom momento e esteja crescendo, não há necessidade de tornar a operação mais complexa do que é necessário. Isso quer dizer que fabricantes, centros de distribuição e pontos de vendas deve estar integrados.

Desse modo, é possível evitar conflitos em cada etapa que poderiam resultar em perdas e aumento dos custos operacionais. Por outro lado, é importante não perder a visibilidade sobre as atividades e as oportunidades de melhoria.

Integração é a palavra-chave para manter a logística de suprimentos em sintonia com a estratégia da empresa e as demandas do mercado consumidor.

Por esses motivos, busque aprimorar todo o processo para garantir resultados que vão ajudar o seu negócio a crescer. Gostou das nossas dicas? Então compartilhe esse conteúdo nas redes sociais com seus amigos!

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

19 + dezesseis =