O que é Logística Reversa?

As últimas décadas têm sido fundamentais para o desenvolvimento de uma cultura organizacional que se preocupa com o impacto dos meios de produção sobre o meio ambiente. Uma das tendências mais relevantes é a logística reversa, que se tornou um assunto proeminente no setor industrial e de transportes de mercadorias.

Uma das razões para o crescimento desse tipo de política deve-se à recente introdução de legislação voltada para a proteção ambiental. Como resultado, as empresas buscam adequar seus processos produtivos no que diz respeito ao descarte correto de resíduos e ao retorno de produtos para reaproveitamento.

Para tornar a sua empresa cada vez mais sustentável e competitiva é preciso implementar diversas mudanças no processo produtivo, investir em sistemas e equipamentos modernos.

Para conhecer estratégias sobre o assunto, prossiga com a leitura deste artigo.

O que é Logística Reversa?

Qual é a origem da logística reversa?

Esse termo é utilizado desde a década de 1990, quando as empresas passaram a preocupar-se com a utilização dos recursos naturais e com o retorno de produtos descartados pelos consumidores.

As primeiras mercadorias afetadas por essa mudança foram aquelas consideradas tóxicas e prejudiciais à natureza, como é o caso de:

  • agrotóxicos;
  • lixo hospitalar;
  • medicamentos;
  • pilhas e baterias;
  • embalagens de produtos químicos.

Nesse exemplo, o descarte incorreto pode causar também danos à saúde. Por esse motivo, é tão importante que a cadeia de suprimentos seja capaz de operacionalizar a devolução de produtos com a mesma eficiência que a realiza a sua distribuição.

Como funciona a logística reversa?

Atualmente, esse tipo de operação pode ser implementada para as mais diversas necessidades. Produtos danificados que são devolvidos ao fabricante, pedidos incorretos ou por expiração de mercadorias perecíveis são casos em que a cadeia de suprimentos é adaptada para processar o retorno dos pedidos até o fabricante.

Em maior escala, há também a realização de recall de lotes de produtos que apresentam defeitos para a substituição de peças. Essa situação é mais comum no segmento automotivo e de aparelhos eletrônicos.

Quais são os objetivos da logística reversa?

A logística reversa tem uma série de objetivos. O principal, sem dúvidas, está ligado ao meio ambiente e a sua preservação. No entanto, existem outros que precisam ser destacados pois também têm sua relevância. O primeiro deles, é o fato de a logística reversa estar prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Esse processo também favorece uma reorganização de seus processos, sendo um potencial gente de redução de custos para uma empresa sem prejudicar as suas operações. Discorreremos melhor sobre este ponto em outro tópico deste mesmo artigo.

Além disso, essa prática favorece a criação de uma imagem positiva para a sua empresa, sendo que ela passará a se preocupar mais com o meio ambiente e, além de fazer o bem impactando positivamente toda a sociedade, o mercado enxergará seu negócio com outros olhos. A preocupação com a natureza nos dias de hoje é fundamental para garantir a continuidade de um empreendimento, independentemente da sua área de atuação ou porte.

Quais são as etapas desse processo?

A logística reversa é um processo que ocorre em três etapas básicas, mas que, para entender o seu funcionamento, você precisa conhece-las e desenvolver cada uma em seu negócio. Na primeira, o consumidor devolve o produto ou a embalagem ao distribuidor ou comerciante, dependendo do tipo de operação realizada.

Na segunda etapa, o comerciante deve remeter ao fabricante ou importador o produto recebido. Esse, por sua vez, reencaminha o item que foi recepcionado por último para que ele possa ser reutilizado, reciclado ou, ainda, que tenha o descarte adequado de acordo com o seu material.

Além de conhecer essas três etapas, é importante ter em mente que elas devem ser aplicadas aos dois formatos de logística reversa, ou seja, tanto no pós-venda — que pode ocorrer quando um erro é detectado ao processar o pedido, por exemplo, logo, ele teve pouco ou nenhum uso — bem como no pós-consumo — que se dá pela finalização da vida útil ou quando sua validade chega ao fim, sendo o produto impróprio para o uso.

Vantagens: como aproveitá-las?

Os projetos que visam manter o equilíbrio entre a atividade empresarial e a natureza resultam em diversos benefícios para os empreendimentos que buscam aproveitar essa oportunidade.

Potencial de redução de custos

Para iniciar este assunto, é importante que você saiba que a redução de custos de uma empresa não pode ser feita de forma desordenada. Afinal, esses gastos estão diretamente relacionados com a atividade-fim do negócio, logo, reduzir eles sem o devido estudo e análise pode significar diminuição da qualidade ou perda de capacidade produtiva.

O aspecto financeiro pode ser dividido em duas áreas: aumento da lucratividade e economia de recursos. Estatísticas divulgadas pelo Ministério do Meio Ambiente estimam que o mercado brasileiro deixa de arrecadar R$ 8 bilhões por ano devido à falta de infraestrutura adequada para a destinação de resíduos sólidos e reciclagem.

Os custos para manter esse tipo de operação em funcionamento são elevados e há dificuldade em adequar os elos da cadeia para essa nova realidade. O retorno de produtos e embalagens é prejudicado pela falta de gerenciamento apropriado, escassez de locais licenciados para o tratamento e descarte e ausência de incentivos para os empreendedores.

São poucos os empreendimentos que se dedicam a criar aterros legalizados, usinas de tratamentos e locais para a incineração de produtos, o que resulta no encarecimento de toda a operação.

Melhoria do processo produtivo

Além do impacto econômico, fica claro como as empresas de coleta e transportadoras que oferecem esse tipo de serviço devem estar abertas à inovação. Sob esse ponto de vista, é preciso investir em pesquisa para determinar o ciclo de vida de cada produto e seus componentes.

Com isso, é possível criar diretrizes para o tratamento dos resíduos, adaptar a produção e modificar o fluxo de distribuição. Para manter a cadeia em pleno funcionamento é necessário adotar controles rigorosos e buscar a eficiência dos custos para que os resultados se mantenham em longo prazo.

Desenvolvimento de relacionamento com a sociedade

A construção de uma imagem positiva junto ao público envolve a criação de uma relação de parceria e confiança. Para muitas empresas, um dos meios mais eficientes de mostrar preocupação socioambiental envolve o desenvolvimento de práticas sustentáveis e utilização de energia limpa.

A consciência ecológica é um aspecto que está frequentemente na mente das pessoas e dos governos. Por esse motivo, é natural que o meio corporativo se envolva em discussões que afetam o meio ambiente e as necessidades da sociedade.

É possível notar como o crescimento econômico pode ser equilibrado com:

  • o reabastecimento do ciclo produtivo;
  • o reaproveitamento de peças e equipamentos;
  • o reparo de mercadorias com defeito pelo fabricante;
  • o desenvolvimento de embalagens recicláveis e retornáveis.

Ampliação das vantagens competitivas

logística reversa é um importante instrumento na constituição de vantagens competitivas para empresas que aderem a essa política. Em primeiro lugar, ocorre a criação de valor, pois o cliente conta com o planejamento da cadeia de abastecimento para viabilizar o processo de retorno de mercadorias e materiais.

É comum que o mercado consumidor favoreça empresas que atuam de maneira ecológica e que possuem certificação pelos órgãos fiscalizadores, como é o exemplo da ISO 14000.

Adequação à legislação ambiental

A Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, regulamenta pelo Decreto Nº 7.404 de 23 de dezembro de 2010, institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Com isso, foi implementado o conceito de logística reversa que afeta fabricantes, transportadoras e clientes.

Entre os objetivos listados no texto, é preciso destacar:

o desenvolvimento de tecnologias limpas;

o incentivo a atividades de reciclagem e reaproveitamento de materiais;

a criação de politicas públicas que incentivem o descarte correto dos resíduos sólidos.

A legislação também determina diretrizes para viabilizar a coleta e reaproveitamento de materiais descartados no ciclo produtivo. Embora com potencial para alcançar resultados favoráveis tanto para o mercado como a sociedade, esse tipo de projeto ainda precisa de maior suporte para ampliar os resultados.

Qual o futuro da logística reversa?

O termo logística reversa foi cunhado no início da década de 90 e, mesmo já tendo 30 anos ainda é um conceito novo para muitos empreendedores deste seguimento. Entretanto, como o assunto sobre o meio ambiente está em alta e, provavelmente, permanecerá assim por longos anos, é bem provável que todos os empresários do setor deverão se adequar a ele.

Além disso, vale a pena ressaltar que este processo promove melhorias significativas na gestão da empresa, sendo uma grande oportunidade para reduzir custos sem prejudicar suas operações, o que impactará positivamente a lucratividade dos negócios ao longo do tempo. Logo, o empresário que não se adaptar a ela desde agora, certamente, sofrerá as consequências no futuro.

A logística reversa atende não somente ao mercado e à economia, mas seu principal serviço é ao aspecto social e ambiental da sociedade, por envolver atividades como reciclagem, reaproveitamento de materiais e destinação e tratamento de lixo. Por isso, é tão importante ampliar a consciência ambiental como fator determinante na forma com a qual a sociedade lida com o consumo para garantir a vida das próximas gerações.

Gostou destas informações? Então, convidamos você a continuar estudando sobre outros aspectos relevantes para o sucesso do seu negócio e acompanhar a leitura que preparamos. Nela, mostraremos o conceito exato de logística reversa para você se aprofundar no

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 − 1 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.