Por que a logística no setor automotivo é tão importante?

A logística é uma área cada vez mais estudada e com mais investimento por ter impacto em toda a cadeia de produção. Dessa forma, a logística no setor automotivo tem papel fundamental no seu desenvolvimento e manutenção.

À medida que a indústria automotiva cresce, a cadeia de suprimentos se desenvolve, o que possibilita a criação de modelos mais enxutos e eficientes para atender as necessidades da área.

Como o setor automobilístico opera com produtos de alto valor agregado e atende consumidores exigentes, há a necessidade de operar com um planejamento estratégico ágil para suprir todo o ciclo produtivo.

Neste post, mostraremos como a logística é importante para o setor automotivo a partir de seus impactos no setor. Ficou interessado em saber mais? Continue conosco!

Redução do estoque

A logística é essencial para o setor automotivo, já que este demanda um processo ‘lean’ — otimização de custos e de tempo por meio da redução de desperdícios. Isso significa que os fornecedores devem trabalhar com o menor nível de estoque possível. Por esse motivo, o fluxo operacional e de informações devem ser precisos e ágeis.

O setor automotivo é extremamente exigente, principalmente em relação a prazos de entrega. Isso acontece por não trabalhar com estoque interno, o que faz com que dependa de centros de distribuição em localização estratégica para agilizar o fornecimento e de transporte eficiente para abastecer as linhas de produção.

Dessa maneira, os fornecedores devem trabalhar em sintonia com os operadores logísticos, de modo a garantir a entrega dos produtos na hora certa e no lugar adequado.

Essa metodologia já é utilizada por uma grande empresa do setor e cliente Log CP, que  atingiu resultados satisfatórios como qualidade no atendimento, agilidade e satisfação de sua clientela ao aderir a essa forma de trabalho.

Economia e redução de custos de processos

Além de gerar economia ao trabalhar com estoques mínimos, a logística também atua na redução de custos de processos quando organiza o sistema de remessas dos produtos automobilísticos. Para isso é necessário:

  • fechar contratos com transportadoras ou operadores logísticos mais flexíveis;
  • utilizar rotas estratégicas;
  • ter boa localização;
  • usar softwares de gestão para auxiliar no controle dos processos com praticidade.

Com isso, a logística aumenta a produtividade na indústria automotiva, promovendo a redução de custo do trabalhador/hora e o crescimento do volume de materiais liberados em curto prazo.

Aumento dos lucros ao cumprir com a demanda adequada

Toda estratégia logística gira em torno de atender o cliente conforme a sua necessidade, aumentando o nível de satisfação. O objetivo é agir nas organizações com a redução de custos (na produção, armazenagem e distribuição), atendendo de maneira eficiente e eficaz o seu mercado.

Ao atingir esse objetivo, a empresa ganha a confiança de seus consumidores, aumentando o número de clientes e, consequentemente, seu lucro. Tudo isso sempre priorizando tempo, lugar e qualidade.

Mesmo que o processo que gera o valor na indústria automotiva esteja na produção, qualquer prática em relação às metas da empresa passa pela logística.

Portanto, a logística no setor automotivo se faz importante por impactar diretamente nesses quesitos, além de garantir excelência, agilidade no atendimento e pontualidade para gerar vantagem competitiva às empresas.

Gostou do conteúdo deste post? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá as próximas atualizações diretamente em sua caixa de entrada!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!