Saiba por que sua gestão de estoque precisa da previsão de demanda

Quando se trata de gestão de estoque é fato que tanto o excesso de mercadorias e/ou matérias-primas quanto a falta delas representa perda de dinheiro e de vendas. Com isso, a previsão de demanda ganha cada vez mais relevância, já que é capaz de auxiliar na estimativa da demanda futura do seu negócio, além de propiciar o alinhamento do orçamento, planejamento e rentabilidade.

Por esse motivo, preparamos este post para mostrar por que a gestão de estoque da sua empresa precisa utilizar a previsão de demanda e quais ferramentas você pode utilizar nesse processo. Boa leitura!

O que é previsão de demanda e para que serve?

A previsão de demanda é uma ferramenta capaz de prever o estoque futuro da sua organização. Essa estratégia se fundamenta em análises realizadas com base no histórico do seu negócio ou até mesmo por especialistas.

A sua função é estabelecer o local, o período e a quantia em que a mercadoria ou produto será buscado pelo cliente, com o propósito de atender as necessidades do mercado de forma eficiente e ágil.

É importante ressaltar que as premências de cada mercado são bem específicas. Em alguns casos, a previsão de demanda está voltada pelas condutas marketeiras. Enquanto outras exigem o assessoramento e cooperação de todos os setores da empresa para realizar a previsão.

Contudo, independente do mercado é necessário agrupar operações quantitativas e qualitativas para alcançar uma previsão de demanda eficaz.  E essas práticas devem ser executadas pela organização de acordo com suas finalidades e exigências.

Por que a previsão de demanda é essencial no processo de gestão de estoque?

Essa análise preditiva é fundamental para a gestão de estoque, pois promove a melhoria da rotina operacional, tanto interna quanto externa, em conformidade com as verificações mercadológicas. Veja a seguir por que essa ferramenta é essencial para o seu negócio.

Auxilia na tomada de decisão

A previsão de demanda permite que os gestores tomem um melhor conhecimento sobre o andamento dos negócios. Com isso, eles são capazes de tomar decisões em relação à precificação dos produtos e serviços prestados pela organização.

Evita a falta ou a sobra de produtos

A previsão da demanda permite que sejam realizadas análises que auxiliam na elaboração dos planos de ação, que têm a finalidade de minimizar o desperdício e a insuficiência de materiais e produtos no processo produtivo. Com isso, os riscos que podem afetar diretamente a rentabilidade e a competitividade da empresa são reduzidos.

Contribui para a redução de custos

A previsão de demanda possibilita que a empresa trabalhe com estimativas, o que permite que o controle de custos seja mais eficaz. Com isso, é possível reduzir investimentos, despesas, escala de produção etc. Tudo isso contribui para a redução de custos do seu negócio.

Melhora o planejamento orçamentário

Esse instrumento pode ser utilizado no planejamento orçamentário devido às informações fornecidas pela previsão de demanda ao mercado. Dessa forma, fica fácil executar um bom planejamento para o seu negócio.

Quais ferramentas estão associadas à previsão de demanda?

O software de gestão é uma ferramenta que tem sido amplamente utilizada nas organizações para a aquisição dos dados relacionados com a previsão de demanda.

O seu uso favorece a amplificação visual de técnicas mais eficientes, o gerenciamento de estoque e a cadeia de suprimentos. Além disso, permite a automatização de processos, otimiza a competência operacional e fornece informações precisas do setor financeiro em tempo real.

Portanto, ao utilizar um software integrado é possível realizar o controle do seu estoque e avaliar melhor as vendas e compras. Desse modo, você consegue verificar com maior agilidade as matérias-primas e os produtos que têm uma grande rotatividade, o que permite a intervenção de maneira preventiva nas reposições.

Como você pode perceber, a previsão de demanda é de grande importância para a gestão de um estoque. Além disso, tem se tornado cada vez mais eficaz devido às pesquisas e avaliações executadas no mercado, o que permite a elaboração de um planejamento auto-suficiente para a organização.  

Gostou do nosso post sobre a importância da previsão de demanda para a gestão de estoque da sua empresa? Então, deixa seu comentário em nossa página.  

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

oito − 1 =