Você sabe o que é a intralogística? Conheça a sua importância nos negócios

Sempre que ouvimos falar em logística, logo pensamos em transporte, entrega de produtos ou algo relacionado a isso. Porém, por trás desses procedimentos existe a intralogística, que otimiza todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

O fato é que essa atividade ainda é pouca conhecida. Entretanto, essa é uma estratégia que toda empresa deve adotar, a fim de não comprometer o desenvolvimento de outros processos.

E você, sabe o que é intralogística e qual a sua importância para os negócios? Continue sua leitura e tome nota sobre estas informações. Confira!

O que é intralogística?

Intralogística ou logística in house, como também é conhecida, concerne a atividades de movimentação de materiais dentro das unidades fabris, armazéns e centros de distribuição ou galpão logístico. A meta é garantir o perfeito funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para o bom funcionamento da organização.

Dessa forma, é possível atender às necessidades dos colaboradores e oferecer as melhores condições de trabalho para eles, o que contribui para qualidade do produto final.

Como funciona?

Por meio da automatização, a intralogística gerencia e integra todas as etapas envolvidas no manuseio de materiais. Assim, a produtividade da empresa alcança maiores patamares.

A integração entre o processamento de dados e o manuseio dos produtos torna mais eficiente os sistemas de atendimento e usam de forma correta a alocação de equipamentos e mão de obra.

Vale ressaltar que a intralogística vai além do uso de ferramentas tecnológicas para o melhoramento do fluxo de materiais. Ela também deve orientar os colaboradores da organização em relação às etapas de recebimento, coleta e envio de produtos, armazenamento, embalagem e classificação das mercadorias.

Um bom software WMS (sistema de gestão de armazéns) garante a análise constante de qualquer atividade desenvolvida em um galpão logístico. Dessa forma, ele regula o desempenho dos procedimentos e obtém eficiência no desenvolvimento das atividades.

Quais as suas principais vantagens?

Além de agilizar processos e promover o melhor aproveitamento do tempo, a intralogística também oferece outros benefícios como os seguintes.

Otimização de gastos

Otimização de gastos e aumento da produtividade são alguns dos principais objetivos da logística. Assim, ao aplicar a intralogística em seu negócio, gastos desnecessários logo aparecerão na planilha de custos.

Desse modo, a empresa saberá onde economizar e os custos consequentemente diminuirão, permitindo que a organização realize novos investimentos para o crescimento do negócio.

Melhora na infraestrutura

A intralogística promove melhorias na infraestrutura da companhia, uma vez que ela organiza todas as tarefas e aloca melhor os seus recursos. Dessa maneira, ela atinge um melhor desempenho das tarefas desenvolvidas, o que promove o aumento da produtividade.

Com o fluxo bem dividido e estruturado, a tomada de decisão para corrigir possíveis problemas se torna eficiente, possibilitando a melhora na infraestrutura do negócio.

Aumento da competitividade

Como a empresa, por meio da intralogística, terá um maior controle sobre o fluxo de materiais e processos, além de obter uma melhor infraestrutura, ela se torna mais competitiva. Isso porque as melhores condições de trabalho permitem praticar preços de produtos mais atrativos. Além disso, ela otimiza o atendimento aos clientes e usa seus recursos de forma mais inteligente, ao investir em inovação.

De forma prática, a intralogística melhora o manuseio de matérias dentro de galpões logísticos, em especial na etapa de armazenamento, uma vez que ela organiza melhor esse segmento com o auxílio do endereçamento e da classificação de produtos. Já que ela proporciona todos esses benefícios, vale a pena investir nessa estratégia de negócio e, assim, alavancar o sucesso da companhia.

Se você está em busca de novas estratégias logísticas, que tal implementar galpões logísticos em sua empresa? Para mais informações, entre em contato conosco! A LOG CP vai preparar a melhor solução para o seu negócio.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Gestão TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 4 =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.