Qual a altura ideal para galpão? Veja aqui!

A altura ideal para galpão é entre 10 e 15 metros livres. No setor, essa distância é conhecida como pé-direito e é essencial obedecê-la para que as empresas consigam extrair todas vantagens de trabalhar com esse tipo de investimento.

Afinal, com a alta concorrência no mercado, todo empresário precisa garantir que o seu empreendimento entregue os melhores serviços sem precisar sobrecarregar o caixa financeiro.

Além disso, respeitar a altura ideal para galpão é importante para a segurança e também impacta diretamente em outros fatores essenciais. Neste post, mostraremos as razões de adotar a altura adequada. Continue lendo e confira!

Oferece uma boa ventilação

Normalmente, os galpões são ambientes quentes e secos. Porém, ao aplicar a altura ideal para galpão, o empresário possibilita que os colaboradores trabalhem no local sem maiores problemas.

Afinal, com uma boa ventilação, a temperatura é amenizada, evitando não somente o incômodo do calor em excesso mas também futuros problemas de saúde causados pelo acúmulo de poeira e outros problemas relacionados a uma ventilação defasada.

Permite uma boa disposição dos porta-paletes

Os porta-paletes são ferramentas essenciais no trabalho dentro de um galpão. Independentemente da área de atuação da empresa, esses equipamentos são utilizados à exaustão.

Mas, com um pé-direito nas dimensões incorretas, é praticamente impossível implementar os porta-paletes. Na melhor das hipóteses, a empresa fica limitada a certos tipos de ferramentas.

Desse modo, há um grande prejuízo, pois o galpão não consegue entregar todos os benefícios esperados pelo investidor. A disposição de muitas mercadorias fica prejudicada, além de aumentar o risco de desorganização de materiais.

Facilita a segurança e o acesso dos funcionários

Apesar de ser um espaço utilizado essencialmente para o armazenamento e a distribuição de mercadorias, os serviços em um galpão só acontecem com a participação de um número considerável de funcionários. E, em se tratando de vidas humanas, respeitar o pé-direito é fundamental para garantir a segurança de todos.

Outra vantagem de aplicar a altura ideal é que ela permite que os colaboradores trabalhem de forma dinamizada, melhorando a produtividade de todos. Com espaço livre e seguro para se movimentar, os profissionais conseguem focar em questões centrais das suas funções.

Garante a eficácia das empilhadeiras

Assim como os porta-paletes, as empilhadeiras são equipamentos essenciais em um galpão. Adotar a altura correta é primordial para assegurar que o serviço desenvolvido por essas ferramentas atenda as necessidades do negócio.

As empilhadeiras são utilizadas, principalmente, para retirar e armazenar os produtos em locais altos, bem como movimentá-los dentro e fora do armazém. Se o pé-direito não apresenta as dimensões ideais, a qualidade do serviço desse equipamento fica comprometida.

Acomoda bem as mercadorias

Se um galpão não consegue acomodar bem as cargas e mercadorias da empresa, ele não está cumprindo o seu papel principal. Essa falha pode estar ligada justamente à escolha equivocada da altura do local.

Todos os pontos anteriores demonstram a importância do pé-direito. E, no final, o objetivo maior da sua adoção, bem como da aquisição de equipamentos e da contratação de colaboradores é garantir uma boa acomodação das mercadorias.

Enfim, essas foram algumas das razões pelas quais você deve respeitar a altura ideal para galpão. Para ter mais segurança, aumentar a eficiência e evitar dores de cabeça com o espaço, é importante entrar em contato com empresas especializadas em alugar galpões de logística de alta qualidade que ofereçam a melhor localização, permitindo a expansão e a flexibilização das suas operações.

O pé-direito dos galpões da LOG CP é de 12 m, conforme padrão dos galpões Classe A.

Quer trabalhar com galpões de ótimas estruturas e boas localizações? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Infraestrutura TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

um × 3 =