Como reduzir custos de transporte na logística

reducao custosApesar do período de desaceleração econômica, reajuste dos combustíveis e dificuldades gerais relacionadas a estrutura logística, ainda existem formas para empresas reduzirem os gastos com transporte, ou pelo menos amenizarem possíveis aumentos de despesas.

Racionalização

Programar rotinas mais inteligentes para as remessas é essencial para economizar. A racionalização permite evitar erros como produtos da mesma compra enviados separadamente e atrasos. O controle das entregas é essencial para se enxugar os custos.

É importante utilização de um bom sistema de gerenciamento do tráfego de mercadorias. O procedimento ainda possibilita identificar situações encarecedoras, ou até mesmo rotas e práticas mais baratas para as operações.

Flexibilidade

Em momentos de incertezas econômicas, é importante que as empresas possam se flexibilizar as variações de cenários. Alguns setores têm demanda tipicamente sazonal, então não há necessidade de um gasto igual durante todo o ano.

Operações, ou mesmo terceirizações, de serviços logísticos devem ser flexíveis às diferentes demandas que uma empresa pode dispor. Dessa forma, é possível ampliar ou reduzir o número de remessas (transportadoras) e do volume de cargas estocadas (operadoras logísticas).

Rotas frequentes

Ao perceber um grande fluxo de entregas em uma região, a empresa pode procurar transportadoras que atuam exclusivamente no local, conseguindo custos menores e um fornecedor especializado no transporte em questão.

Tecnologias na logística

Apropriar novas tecnologias, seja na própria empresa ou de prestadores de serviços e fornecedores contratos, de gestão à operação, pode não apenas melhorar a qualidade do produto, como propiciar menores custos.

Alternativas

Em algumas circunstâncias, é interessante a empresa utilizar formas alternativas para as entregas. Em pequenas distâncias, por exemplos, é interessante utilizar motoboys ou até ciclistas. Outras alternativas de entregas envolvem remessas de cargas fracionadas para médias distâncias e entregas intermunicipais.

Veículos próprios

Manter uma frota para a empresa exige um custo inicial elevado além de gerar gastos altos de manutenção. No entanto, ter alguns veículos a disposição para garantir entregas próximas pode ser essencial em situações de emergência.

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quatro × 4 =