Conheça a logística integrada e seus benefícios

A logística já vem sendo vista por muitos gestores como uma área estratégica dentro das organizações, cujo foco é voltado para a otimização dos processos e resultados. Dentro desse contexto, surge o conceito de logística integrada, que busca melhorar a comunicação entre pessoas e áreas, integrando as atividades.

Conheça a logística integrada e seus benefícios

A seguir, explicaremos o que é logística integrada, quais são suas aplicações e quais benefícios ela proporciona. Vamos começar?

Afinal, o que é a logística integrada?

O desenvolvimento da logística integrada se deu por meio da necessidade de gerenciar uma cadeia de abastecimento de maneira mais estratégica, alcançando resultados cada vez mais aprimorados.

Se antes a responsabilidade estava apenas sobre processos mais operacionais — como a gestão de estoque e a de transportes, por exemplo —, a integração visa garantir uma boa administração das áreas de compras, do processo produtivo, movimentação, distribuição e até mesmo do fluxo de informações.

Como ela pode ser aplicada nas empresas?

O primeiro aspecto da aplicação da logística integrada é a comunicação. Para promover uma verdadeira integração e alcançar os benefícios provenientes dela, é necessário manter um fluxo contínuo, claro e objetivo das informações sobre os processos.

É por meio dele que as áreas conseguem tomar decisões mais acertadas com agilidade. Um bom exemplo disso é quando o setor de compras acompanha os níveis de estoque e sabe exatamente quando acionar o fornecedor, adquirindo as quantidades adequadas dos produtos — suficiente para atender a demanda, evitando faltas e excessos.

Quais são seus principais benefícios?

Melhoria na gestão de materiais

A gestão de estoque está sob a responsabilidade da logística. Ela é fundamental para garantir o suprimento da demanda ao mesmo tempo em que se consegue reduzir os custos operacionais.

Com a logística integrada, a administração não se limita às operações de um armazém: ela começa no setor de compras (com as aquisições adequadas) e vai até o momento em que o cliente recebe o pedido.

O acompanhamento de cada etapa permite que o gestor identifique as falhas e as ações necessárias para otimizar o fluxo dos produtos.

Agilidade nos processos

A melhoria na comunicação — proporcionada pelo compartilhamento de informações — torna os processos mais ágeis e reduz o índice de erros. Da mesma forma, as decisões passam a ser tomadas com base em informações amplas e confiáveis, promovendo agilidade e, consequentemente, aumentando as chances de criar um diferencial competitivo.

Aumento da produtividade

A correção de falhas e otimização dos processos ao longo da cadeia de suprimentos ajuda a identificar o melhor método de trabalho. Isso envolve melhorias no ambiente (como a mudança de layout) e a eliminação de etapas desnecessárias (que não agregam valor para o cliente), por exemplo. Assim, as equipes se tornam mais produtivas e eficientes.

Redução de custos

Com todos os benefícios citados, é seguro afirmar que a redução de custos também é um dos benefícios da logística integrada. Ele pode ser alcançado por meio do aumento da produtividade, diminuição de erros e necessidade de retrabalhos, redução de desperdícios, entre outras mudanças positivas.

Criação de vantagem competitiva

O aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos ao cliente, aliado à rapidez e precisão na tomada de decisão, são pontos fundamentais na criação de vantagem competitiva por permitirem que a empresa se destaque dos seus concorrentes.

A logística integrada pode ser vista como uma evolução da logística tradicional, onde se busca controlar cada etapa do ciclo de vida de um pedido. Isso inclui acompanhar os processos do fornecedor e das transportadoras, administrando as atividades de ponta a ponta em uma cadeia de suprimentos.

Gostou desse post e quer continuar acompanhando outros conteúdos para potencializar o sucesso do seu negócio? Assine a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

4 Comentários

  1. Avatar Ana Paula ContadiniAdão disse:

    Olá, bom dia!
    Preciso saber quem é o autor (a) deste artigo.
    Desde já agradeço a colaboração

  2. Avatar Nicéia Marques Laborda disse:

    Ola tenho duvidas sobre um trabalho,que vou apresenta rrelacionado ao benefícios do uso adequado da logística

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

4 × três =