Conheça as 3 tendências em Logística para 2018 e se antecipe!

Estamos vivenciando mudanças em todos os aspectos tangentes à tecnologia. Cada um desenvolve-se independentemente e, ao mesmo tempo, integrado a outros aspectos.

Conheça as 3 tendências em Logística para 2018 e se antecipe!

Dessa forma, as maiores tendências em logística estão associadas à evolução da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Big Data, Business Intelligence, tecnologia RFID e Cloud Computing.

São conceitos que permitem que as empresas desenvolvam seus setores e sua eficiência operacional, diminuam custos e, consequentemente, aumentem suas margens de lucro.

Neste post destacamos alguns pontos sobre a tendência em logística e como será importante adaptar-se para manter a competitividade no mercado. Confira!

1. O e-commerce como precursor do conceito de Logística 4.0

O e-commerce no Brasil não tem representatividade significativa em relação à venda em lojas físicas, mas há um grande espaço disponível para seu crescimento, e a tendência é que ele aconteça de forma exponencial.

Sendo assim, é preciso adequar a cadeia logística de forma a acompanhar esse crescimento, tanto na cadeia de suprimentos quanto no transporte do produto até o consumidor final — demanda determinante para o surgimento da chamada Logística 4.0, que estará presente em todas as fases do processo de:

Gestão de estoques

Previsibilidade de demanda sempre foi uma questão discutida nas empresas, e fazê-la somente em função do mercado não é mais eficaz, já que a internet expõe muitas possibilidades aos clientes.

É necessário ter o mínimo de estoque possível, manter o controle das remessas, tomar as melhores decisões de armazenagem, reduzir custos etc.

Para obter sucesso nesses processos, é importante se adequar ao Business Intelligence por meio de softwares que compartilhem e monitorem as informações em suporte à gestão do negócio.

Monitoramento de entrega

Analisar somente indicadores de desempenho logístico (KPIs) também já não é suficiente. Podem ocorrer imprevistos na fase de expedição que incluem tempo em trânsito, devoluções, inexatidão das notas fiscais e falta de pontualidade nas entregas.

O monitoramento da entrega feito online pode diminuir esse gargalo, com acompanhamento em tempo real das informações geradas pelo transporte de carga, emissão das notas fiscais e conhecimentos de transportes eletrônicos — até pelo feedback do cliente, que ao receber o produto em sua casa envia uma confirmação por aplicativo de mensagens instantâneas à empresa.

Logística reversa

Insumos não utilizados na produção ou originários de processos produtivos formam estoques não aproveitáveis que devem ser descartados de acordo com a preservação ambiental.

Uma logística reversa eficiente demonstra comprometimento da empresa com o meio ambiente e agrega valor ao produto e à sua marca.

É necessário investir na destinação adequada ou terceirizar essa fase do processo com empresas cuja responsabilidade ambiental esteja de acordo com as leis em vigor.

2. Relação entre as empresas e os consumidores

A cadeia de serviço torna-se mais importante que a própria cadeia de suprimentos, e a transparência continuará a ser um ponto de convergência entre elas.

Os clientes não estão apenas procurando por valor: estão mais exigentes, querem ter experiências de compra e de serviços personalizadas, e estão mais preocupados com responsabilidade ambiental e social.

O aumento do acesso à informação proporciona esse acréscimo de expectativa. Ambos impactam nas empresas, principalmente quanto aos prazos de entrega.

3. A tecnologia presente em toda a cadeia

Eficiência e sustentabilidade econômica são os prós gerados pela tecnologia. Algumas ferramentas se destacam quanto à tendência em logística:

GPS e tecnologia RFID (radiofrequência)

Captam dados por radiofrequência e transmitem informação via satélite. São ferramentas que permitem roteirizar cargas, informar condições de infraestrutura da malha viária, indicar acidentes e rotas alternativas de acesso mais rápido ao destino, tudo para economizar algo precioso quando o assunto é logística: tempo.

Botões de bloqueio

Mecanismos manuais ou automáticos que podem ser utilizados ao menor sinal de perigo para bloquear o acesso ao compartimento de carga do veículo. Isso diminui a incidência de roubos, um dos desafios a ser enfrentado no transporte de cargas.

Drones

Utilização de drones será uma realidade não só para monitorar o transporte, mas em um futuro próximo, ser o próprio transportador de pequenas encomendas.

Monitoramento mobile

Permite a manutenção do contato entre empresa e transportadora, além do acompanhamento feito de perto, apenas a um toque de distância.

Gostou de saber sobre as tendências em logística para 2018? Então compartilhe este post nas redes sociais!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

10 Comentários

  1. Laiane Oliveira disse:

    Bom,

    Primeiramente gostaria de dizer que este artigo pareceu-me muito bem elaborado e, realmente, muito interessante em obter mais conhecimentos em Logística. Eu tenho 15 anos e faço curso de Logística integrado ao ensino médio, e vivo vasculhando a internet em procura de atualizações e diferentes tópicos da área de Logística, tanto por curiosidade, como poderá ser uma futura troca de conhecimentos em sala de aula após o início das aulas…
    Acredito ter encontrado um bom site para atualizar-me sempre que possível!

    Muito bom trabalho!

  2. agenor disse:

    Excelente artigo. Estar na frente com essas tendencias será essencial ao sucesso de qualquer empresa. Nossa logística no Brasil hoje é uma gigante oportunidade .

  3. Diego Loreto disse:

    Excelente texto! Mostra muito sobre as novas tendências e ajuda a termos mais ideias que podem ser muito importantes para o bom andamento do nosso negócio.

  4. Graziani D. Silva disse:

    Bom dia!
    Parabéns pelo artigo!
    Bastante esclarecedor e elucidativo, material de excelente qualidade encontrado no blog, como professor em Cursos Técnicos de Logística consigo absorver bastante informação através do blog.
    Parabéns!

  5. HELENILDA ALVES DA COSTA SILVA disse:

    Gostei muito do artigo é muito esclarecedor pois sou técnica em logística e procuro sempre as novidades que surgir dentro da logística que sempre procura aprimoramento e eficiência de suas habilidades.

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!