Desenvolvimento industrial e a logística: o que ainda precisa melhorar?

A logística está presente nas empresas dos mais variados setores. O seu potencial estratégico tem feito com os gestores usem-na para otimizar os processos e alavancar os resultados do negócio. Nesse sentido, ela também se torna essencial para o desenvolvimento industrial.

Desenvolvimento industrial e a logística: o que ainda precisa melhorar?

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que ainda precisa melhorar nesse setor — e como a logística pode ajudar a resolver os problemas. Continue com a leitura e confira!

Infraestrutura de transporte

O Brasil ainda é, infelizmente, pouco desenvolvido no que diz respeito à infraestrutura. Apesar das proporções continentais que o território possui e o volume transportado, grande parte das cargas ainda são enviadas pelo modal rodoviário.

Apesar de as melhorias dependerem mais de investimentos do Governo Federal do que da iniciativa privada, é possível contar com a logística para que o planejamento de transportes seja mais eficiente.

Assim, vale a pena considerar a consolidação de cargas, utilização de outros modais para transporte, agendamento de entregas, etc.

Apesar de custo e prazo serem variáveis inversamente proporcionais, com esse tipo de planejamento é possível atender as necessidade do negócio da melhor forma — seja reduzindo custo com frete, seja recebendo e enviando produtos em menor tempo.

Eficiência no armazenamento

A eficiência no armazenamento é outro ponto que precisa ser elaborado e desenvolvido para o setor industrial.

O objetivo é fazer com que as mercadorias sejam movimentadas cada vez menos, além de garantir um nível de estoque que seja suficiente apenas para suprir as necessidades de produção — evitando problemas de excessos e faltas.

O que pode ser feito em termos de logística é aumentar o controle de estoque, realizar previsões de demanda, acompanhar a curva ABC e definir qual é o limite máximo para cada item — e qual é o ponto de ressuprimento ideal.

Nível de produção como desenvolvimento industrial

Um dos principais objetivos da logística é entregar o produto certo, no momento adequado, com o menor custo possível. O volume de produção também se encaixa nessa premissa, já que muitas empresas normalmente produzem mais do que devem para deixar os itens disponíveis no estoque.

Isso é importante para garantir o atendimento da demanda, mas pode representar uma elevação de custos, já que se usa mais material do que o necessário e gasta-se, também, com armazenagem.

Portanto, assim como no caso do equilíbrio do estoque, é preciso balancear a necessidade de produção com a real demanda do mercado, evitando desperdícios e produtos parados no armazém.

Otimização do tempo

Ainda existem casos em que se sofre com atrasos, falta de informações, paradas imprevistas, problemas no recebimento e expedição, entre outras falhas que comprometem o resultado.

O ideal, nesse caso, é fazer o mapeamento dos processos, buscando identificar o foco dos gargalos e quais ações precisam ser adotadas para corrigi-los — ou mesmo minimizá-los.

Redução de desperdícios

Os desperdícios representam um grande prejuízo para as empresas, principalmente quando não são identificados e resolvidos. Dentre eles estão:

  • desperdício de materiais;
  • de tempo;
  • de mão de obra;
  • de máquinas e equipamentos.

Nesse caso, tanto o mapeamento de processos quanto a adoção de melhorias contínuas são formas de combater essa falha e aproveitar melhor os recursos empresariais.

A logística atualmente não trata apenas de questões operacionais, como o transporte de mercadorias. Suas aplicações vão além e também estão voltadas para a melhoria dos processos, planejamento e definição de novas estratégias, além do suporte que fornece para uma gestão eficiente.

E tudo isso pode ser aproveitado para que se alcance o desenvolvimento industrial!

Gostou desse artigo? Quer continuar recebendo conteúdos como esse em primeira mão? Assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade do blog!

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

2 Comentários

  1. Avatar Juliana Pereira disse:

    Procurei muito sobre automação industrial, finalmente encontrei a informação que precisava, muito obrigada!

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − sete =