Dicas para tornar o armazém ambientalmente sustentável

Um armazém podem ser grande consumidor de energia e água. Para manter uma logística sustentável, é essencial que empresas tenham práticas inteligentes, que evitem consumo abusivo de recursos naturais e agreguem valor à imagem da marca.

Confira as dicas abaixo para manter um armazém de logística sustentável.

armazem sustentavel

Redução do consumo de energia

Implementar regras restritas para o idling time (tempo em que o caminhão é deixado em marcha lenta) em estacionamentos e docas de carregamento. Criar procedimentos claros para abertura e fechamento de portas de docas. Ações como essa podem evitar o desperdício de energia e consumo de combustíveis.

Utilização de energia solar

Armazéns normalmente são estruturas de grande porte, com potencial de captar muita luz solar. Dessa forma, a utilização de sistema de energia solar pode reduzir custos e tornar o galpão mais sustentável, utilizando a própria energia captada.

Iluminação adequada

Trocar um sistema de iluminação antigo, que necessita de constantes trocas de lâmpadas, pelas iluminações em LED em áreas de trabalho garante uma eficiência melhor com menores custos.

Outras ações que podem gerar benefícios é a instalação de detectores de movimento no armazém e de um sistema de iluminação por luz natural, que ajustam a intensidade da luz de acordo com a quantidade de luz solar do momento.

armazem sustentavel 2

Utilizar softwares de monitoramento de energia

Essas ferramentas podem detectar e corrigir ineficiência no consumo de eletricidade, gás e água. Dependendo do porte da empresa, é interessante utilizar um sistema capaz de gerir múltiplas estruturas de armazenagem.

Analisar o consumo de diferentes áreas do armazém

Centros de distribuição tem áreas diferentes (armazéns, escritórios, áreas refrigeradas) que consomem energia de formas diferentes. Analisando o consumo de cada uma delas separadamente, será possível isolar os dados e otimizar o consumo de cada setor.

Otimizar o layout do empreendimento

A localização dos produtos dentro do armazém pode ser um fator de redução de custos e de consumo de recursos. Os produtos de maior movimentação devem ter localização privilegiada dentro do centro de distribuição para evitar maiores locomoções internas e, dessa forma, gerarem menores gastos de energia.

Treinamento de colaboradores

Promover treinamento para funcionários é importante para o sucesso de uma empresa em qualquer área, e para metas de sustentabilidade não é diferente. Adotar processos com menor gasto de embalagens também evitam gastos e geram uma menor quantidade de resíduos. É importante que os fornecedores também tenham compromissos sustentáveis.

Logística Reversa

Formas eficientes de recuperação de produtos podem reduzir emissões de carbono. O retorno de itens em boas condições ainda gera economia e menor geração de lixo, gerando valor em todas as partes da cadeia de suprimentos. Mesmo quando não há condições de revender o produto, ainda é possível gerar valor em ações como reciclagem. Quer saber mais sobre Logística Reversa? Veja nosso infográfico.

Gostou das dicas? Então curta a nossa página no Facebook e acompanhe outras novidades!

Logística e imagem de marcaPowered by Rock Convert
Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × um =