Exemplo de logística: Netshoes

A Netshoes é o sexto maior grupo de e-commerce no Brasil, dominando o segmento de artigos esportivos. Se um dos principais desafios do comércio eletrônico brasileiro é a relação com o frete grátis, a Netshoes é um caso à parte.

Logistica Netshoes

Um dos objetivos da marca é conscientizar seus clientes a respeito do valor dos serviços oferecidos. “A intenção é que o consumidor veja o frete como um valor agregado e pague por ele. A entrega no mesmo dia custa o mesmo que o estacionamento de um shopping center numa grande capital”, diz Graciela Tanaka, diretora de operações da Netshoes.

Desde 2012, os custos das entregas da Netshoes caíram cerca de 50%. Em comparação, outras grandes do e-commerce nacional enfrentam prejuízos nos últimos anos. Até mesmo a Amazon mesmo teve um crescimento de 37% nos custos de frete em 2015.

Ampliação de estrutura

A empresa ampliou sua estrutura por meio de um novo centro de distribuição na cidade de Extrema (MG), a 500 km de Belo Horizonte. Próxima a à Rodovia Fernão Dias, a estrutura tem fácil acesso a aeroportos e deve empregar 150 pessoas.

A Netshoes utiliza uma estrutura logística própria, com processos simples. Assim, ela consegue preparar os pedidos em até duas horas após a aprovação do pagamento. A empresa também conta com outros três centros de distribuição: dois em São Paulo (Barueri e Itapevi) e um no Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes).

centro de distribuicao Netshoes

O novo CD é responsável pela personalização de produtos como camisas de times, bonés, chuteiras, mochilas, luvas de goleiro e outros.

Somente o transporte é terceirizado, mas o e-commerce mantem uma forte proximidade com os fornecedores.

Provedora logística

E se a logística era parte do fluxo operacional do e-commerce, agora ela faz parte da cartela de serviços oficialmente prestados pela Netshoes.

A empresa fechou um acordo para coordenar a operação logística de empresa de suplementos alimentares Midway Labs. A Netshoes será responsável pela distribuição de mais de 150 produtos da empresa americana nos próximos cinco anos.

A Midway usará três dos centros de distribuição da Netshoes. Além dos serviços logísticos, a loja terá exclusividade na distribuição da Military Trail, linha de produtos da Midway fabricada nos Estados Unidos.

Midway Labs Netshoes

Os revendedores dos suplementos da marca ainda devem contatar diretamente a fabricante, que acionará a área de B2B do Grupo Netshoes, que dará prosseguimento no processo.

Após consolidação dos pedidos, o e-commerce coordenará toda a logística do processo em parceria comas fábricas da Midway. Assim, a Netshoes será responsável pelos processos de solicitação, armazenagem em Centros de Distribuição, e direcionamento para os pontos de venda.

O acordo também pode ser expandido para Argentina e México, onde o Grupo Netshoes também atua. Inicialmente, o suporte logístico atenderá às fábricas nos Estados Unidos e à unidade brasileira da Midway Labs, em Anápolis (GO).

Netshoes

A empresa foi criada em 2000 como uma rede de lojas físicas. Em 2007, a empresa se voltou totalmente para o varejo online. A empresa conta como sócios o funcho de investimento Tiger Global. O faturamento em 2014 foi de R$ 1,2 bilhão.

Com mais de 2 mil colaboradores, o Grupo opera mais 20 e-commerces na América Latina e recebe uma média superior a 50 milhões de visitantes únicos por mês. A Netshoes é responsável pela operação das lojas oficiais de NBA, NFL, UFC e clubes de futebol como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, River Plate, Chivas, América do México, entre outros.

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

8 Comentários

  1. Rose Reis disse:

    Adorei e queria poder falar com voces?

  2. Valdete de lima disse:

    Meu pedido não chegou no meu endereço

    • Olá Valdete,
      A LOG Commercial Properties, atua na incorporação, construção e locação de propriedades comerciais como Condomínios Logísticos, Loteamentos Industriais, Shopping Centers e Strip Malls. Não atuamos no ramo de transporte de mercadorias. Abs.

  3. yago disse:

    nao fala nada sobre a logistica reversa da empreza !

    • Olá Yago! Obrigado pelo seu comentário. Temos vários artigos, vídeos e infográficos em nosso blog que falam de Logística Reversa. Quem sabe num próximo artigo sobre essa empresa poderemos abordar também esse tema. Continue nos acompanhando. Abraço!

  4. Jose carlos soares disse:

    Bom dia.
    Tenho uma fiorino 2011 2012 para agregar fenho antte placa vermelha.
    Sou de ferraz de vasconcelos .

  5. José Elias Júnior disse:

    Quero trabalhar na Netshoes como faço ?
    Tenho experiência com logística, produção em geral

  6. Adriana Santos disse:
    Seu comentário está aguardando moderação. Esta é uma pré-visualização, seu comentário ficará visível assim que for aprovado.
    Sobre a Netshoes, deem uma olhada no reclame aqui . Tem mais de 40 mil reclamações não atendidas, maioria por atraso na entrega ou não entrega de produto. Péssima logística , melhor retirar este artigo do ar , estão passando vergonha

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − sete =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.