As grandes rotas de logística do Brasil

As grandes rotas de logistica do Brasil
O Brasil é um país de dimensões continentais e com amplas possibilidades de exploração de suas rotas para a logística. Contudo, é curioso observar que o país possua a quarta maior rede de estradas e rodovias do mundo, com quase 1,8 milhões de quilômetros de extensão, mas deixe de explorar sua costa marítima e sua bacia hidrográfica e invista tão pouco em infraestrutura ferroviária.  Não por acaso, as grandes rotas de logística do Brasil são trajetos rodoviários.

É pelas rodovias que circulam nada menos que 60% das cargas do país, segundo estimativas. Tudo isso a bordo de uma frota de caminhões e ônibus superior a 40 milhões de veículos. O Blog Logística apresenta para você as cinco grandes rotas de logística do Brasil e suas características principais.

BR-116 (Fortaleza – Jaguarão)

Esta é, de fato, considerada a mais relevante rodovia brasileira, e também a maior autopista totalmente pavimentada do país. Ela corta o território nacional longitudinalmente nos Estados que apresentam costa marítima, iniciando em Fortaleza (CE) e terminando na cidade de Jaguarão (RS), perto da fronteira com o Uruguai. Com uma extensão de 4.513 quilômetros, ela passa ainda por importantes cidades para os setores comercial e industrial, como Feira de Santana e Vitória da Conquista (BA); Governador Valadares, Leopoldina e Teófilo Otoni (MG); Muriaé, Teresópolis, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Resende e Barra Mansa (RJ); São José dos Campos, Guarulhos e São Paulo (SP); Curitiba (PR); Lages (SC); Caxias do Sul, Canoas, Porto Alegre e Pelotas (RS).

BR-101 (Touros – São José do Norte)

Outra importante rodovia longitudinal federal do Brasil, segue mais ao litoral, ainda escoltando o mesmo sentido norte-sul que a BR-116. Atravessa doze Estados brasileiros, do Rio Grande do Norte (desde a cidade de Touros) até o Rio Grande do Sul (na cidade de São José do Norte), contando com 4.125 quilômetros. Há dois trechos planejados, mas ainda não construídos para esta rodovia, situados entre os municípios paulistas de Peruíbe e Iguape, e entre Cananeia (SP) e Garuva (SC). Por enquanto, neste último intervalo que não está acabado, a rodovia federal é complementada pelas rodovias SP-55, BR-116 e BR-376.

BR-364 (Limeira – Rodrigues Alves)

Talvez a mais relevante rodovia diagonal do país, inicia-se em Limeira (SP) e cruza o oeste de Minas Gerais, o sul de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, até chegar ao Acre, no município de Rodrigues Alves, quase na divisa com o Peru. Seus 4.099 quilômetros são fundamentais para o escoamento da produção das Regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.

BR-381 (São Mateus – São Paulo)

Esta rodovia federal brasileira tem início na cidade de São Mateus (ES), a partir da interseção com a BR-101, chegando até a capital paulista, onde cruza com a BR-116. Além de interligar cidades industriais importantes, o trecho localizado entre as regiões metropolitanas da Grande São Paulo e da Grande Belo Horizonte recebe o nome de Rodovia Fernão Dias, apresentando 1.181 quilômetros de extensão.

Conhecer as principais rotas logísticas do Brasil pode ser fundamental para traçar uma melhor estratégia de distribuição e traslado de mercadorias de sua empresa pelo país, reduzindo custos e assegurando o cumprimento das metas e prazos.

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