O que é picking e como ele pode ajudar sua empresa?

A logística vem tomando uma posição mais estratégica nas empresas em decorrência da relevância que ela tem na construção de um diferencial competitivo — com entregas mais ágeis, informações atualizadas sobre o transporte, segurança das cargas, entre outros pontos. E no comércio eletrônico, isso é ainda mais importante, visto que ela é a única etapa que conecta a loja diretamente aos seus clientes.

O que é picking e como ele pode ajudar sua empresa?

Entre os diversos processos existentes no setor, está o picking. Você sabe do que se trata? No artigo de hoje, vamos explicar o que é picking, como ele pode ser implantado e quais vantagens ele proporciona. Confira!

Afinal, o que é picking?

O picking (também chamado de order picking) nada mais é do que a separação dos pedidos dos clientes. É por meio dele que os colaboradores coletam o mix de produtos dentro do estoque e enviam para a área de expedição — onde eles serão conferidos e preparados para o transporte.

Como ele funciona?

Existem quatro tipos de picking e cada modalidade funciona de um jeito diferente. São elas:

Picking discreto

Nesta modalidade, um colaborador inicia e finaliza a separação dos pedidos. A chance de erros é bem pequena, já que somente uma pessoa fica responsável por todo o processo. Porém, por outro lado, o tempo gasto na atividade é maior.

Picking por onda

Neste caso, cada colaborador fica responsável pela separação de um pedido, que são acumulados e processados conforme um agendamento prévio. A diferença entre ele e o picking discreto é que, nesse caso, segue-se um calendário com base na necessidade de atender os prazos de entrega acordados com os clientes.

Picking por lote

Aqui, espera-se o acúmulo de diversos pedidos e o colaborador realiza a separação de todos os itens necessários de uma só vez. Como várias ordens são concluídas ao mesmo tempo, o tipo de trabalho é chamado de separação por lote.

Picking por zona

O armazém é dividido em áreas, que são chamadas de zonas. Em cada uma delas são colocadas algumas categorias de produtos. Sempre que um pedido chega no estoque, os colaboradores separam os itens necessários de cada zona e a ordem é fechada depois que as coletas forem finalizadas.

Como pode ser implementado?

Para implementar um processo de picking bem estruturado, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Confira nossas dicas para saber como começar:

Organize as rotinas do estoque

Primeiramente, é preciso contar com um armazém organizado, bem sinalizado, com áreas de trabalho bem estruturadas. Isso quer dizer que as atividades devem ser bem sequenciadas. Colocar o espaço de embalagem afastado da expedição, por exemplo, faz com que os colaboradores tenham que andar mais para finalizar o trabalho — o que é uma ineficiência.

Padronize o processo de recebimento

É preciso muito cuidado com o recebimento e registo dos produtos no estoque. Ao inserir o código de barras e as quantidades, é preciso alocar os itens no seu devido lugar. Isso é fundamental para agilizar o encontro e a separação desses materiais.

Dê atenção aos itens que têm um giro maior

Para um picking eficiente, rapidez e precisão precisam ser combinados. Deixe os produtos que têm giro mais alto em prateleiras inferiores (de fácil acesso) e mais próximos da área de embalagem e expedição. Os que saem pouco podem ficar mais no final do armazém e em alturas maiores.

Invista em tecnologia

Já pensou em como a automatização das tarefas pode  transformar a sua gestão? Investir em um sistema de gestão pode trazer diversos ganhos, como:

  • diminuição de erros e retrabalhos;
  • mais agilidade na finalização das tarefas;
  • integração entre as áreas;
  • redução de custos.

Quais vantagens ele proporciona para os negócios?

Uma atividade bem planejada, estruturada e executada ajuda a otimizar a liberação dos itens e a diminuir o lead time do pedido. Isso promove diminuição dos custos com armazenagem e dos prazos oferecidos para os clientes — conquistando a satisfação.

Gostou desse post? Ficou claro para você o que é picking e como ele funciona? Então, agora você já pode usar essas informações para aprimorar suas operações!

Quer ficar por dentro de conteúdos como esse? Siga nossos perfis no Facebook, Youtube, Flickr, Linkedin e Twitter e acompanhe as novidades!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!