O que é picking e como ele pode ajudar sua empresa?

Devido à sua importância, o setor logístico vem adotando estratégias mais planejadas para manter os estoques organizados e as entregas dentro do prazo — o picking é uma delas. Trata-se do processo de separação dos pedidos de compra dos clientes. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo.

o que é picking

A logística vem se tornando a posição mais estratégica nas empresas, em decorrência da relevância que ela tem na construção de um diferencial competitivo — com entregas mais ágeis, informações atualizadas sobre o transporte, segurança das cargas, entre outros pontos. No comércio eletrônico, esse fator é ainda mais importante, visto que ela é a única etapa que conecta a loja diretamente aos seus clientes.

Entre os diversos processos existentes no setor, está o picking. Você sabe do que se trata? Explicaremos, neste artigo, o que é picking, como ele pode ser implantado e quais vantagens ele proporciona ao negócio. Continue a leitura e saiba como ele pode ajudar sua empresa!

Afinal, o que é picking?

O picking, também chamado de order picking, nada mais é do que a separação dos pedidos dos clientes. É por meio dele que os colaboradores coletam o mix de produtos dentro do estoque e enviam para a área de expedição — onde eles serão conferidos e preparados para o transporte.

De modo geral, o processo de picking é um dos mais importantes do centro de distribuição, já que se trata de um fator de decisão de compra e, sobretudo, de fidelização do cliente. Desse modo, a separação deve ser cuidadosa, ágil e conforme a solicitação do cliente, para ser um diferencial competitivo da empresa.

Como ele funciona?

Existem quatro tipos de picking e cada modalidade funciona de uma forma diferente. Veja abaixo.

Picking discreto

Nessa modalidade, um colaborador inicia e finaliza a separação dos pedidos. A chance de erros é bem pequena, já que somente uma pessoa fica responsável por todo o processo. Porém, por outro lado, o tempo gasto na atividade é maior.

Picking por onda

Nesse caso, cada colaborador fica responsável pela separação de um pedido, que são acumulados e processados conforme um agendamento prévio. A diferença entre ele e o picking discreto é que, nesse caso, segue-se um calendário com base na necessidade de atender os prazos de entrega acordados com os clientes.

Picking por lote

Aqui, espera-se o acúmulo de diversos pedidos e o colaborador realiza a separação de todos os itens necessários de uma só vez. Como várias ordens são concluídas ao mesmo tempo, o tipo de trabalho é chamado de separação por lote.

Picking por zona

O armazém é dividido em áreas, que são chamadas de zonas. Em cada uma delas são colocadas algumas categorias de produtos. Sempre que um pedido chega no estoque, os colaboradores separam os itens necessários de cada zona e a ordem é fechada depois que as coletas forem finalizadas.

Quais são as diferenças entre picking e packing?

Diferentemente do picking, o packing está relacionado ao processo de empacotamento do produto antes de ser enviado ao consumidor. Esse estágio é comum no envio de mercadorias fracionadas, pois os itens pequenos acabam exigindo uma acomodação apropriada para serem transportados com segurança. As principais funções do packing são unitizar os pedidos, manter a qualidade do produto, prevenir de roubos e danos por meio da deformação da embalagem original.

De modo geral, é um grande desafio garantir que o produto chegue ao cliente em perfeito estado de conservação, contudo os itens usados na embalagem podem minimizar possíveis avarias, como plástico bolha e isopor. Por isso, o packing desempenha um papel essencial na satisfação do consumidor final.

Como pode ser implementado?

Com o crescimento da indústria e, sobretudo, do comércio eletrônico, a separação dos pedidos se tornou uma etapa complexa, devido à maior quantidade de pedidos. Nesse contexto, diversas empresas buscam formas de aperfeiçoar essa operação e deixá-la mais produtiva. Assim, para implementar um processo de picking bem estruturado, é preciso tomar alguns cuidados básicos.

Confira, a seguir, nossas dicas para saber como começar.

Organize as rotinas do estoque

Primeiramente, é preciso contar com um armazém organizado, bem sinalizado, com áreas de trabalho bem estruturadas. Isso quer dizer que as atividades devem ser bem sequenciadas. Colocar o espaço de embalagem afastado da expedição, por exemplo, faz com que os colaboradores tenham que andar mais para finalizar o trabalho — o que é uma ineficiência.

Padronize o processo de recebimento

É preciso muito cuidado com o recebimento e registo dos produtos no estoque. Ao inserir o código de barras e as quantidades, é preciso alocar os itens no seu devido lugar. Isso é fundamental para agilizar o encontro e a separação desses materiais.

Dê atenção aos itens que têm um giro maior

Para um picking eficiente, rapidez e precisão precisam ser combinados. Deixe os produtos que têm giro mais alto em prateleiras inferiores (de fácil acesso) e mais próximos da área de embalagem e expedição, para que os operadores possam manuseá-los com praticidade. Os que vendem menos podem ficar mais no final do armazém e em locais mais altos.

Invista em tecnologia

Já pensou em como a automatização das tarefas pode transformar a sua gestão? Com a ajuda de um sistema automatizado, o processo de separação se torna ainda mais ágil, eficaz e utiliza menos mão de obra e recursos. Além disso, investir em um sistema de gestão pode trazer diversos ganhos, como:

  • diminuição de erros e retrabalhos;
  • mais agilidade na finalização das tarefas;
  • integração entre as áreas;
  • redução de custos.

Monitore a operação

De nada adianta implementar um novo processo na empresa e não acompanhar o seu funcionamento e os seus resultados. O acompanhamento ou monitoramento da operação logística permite identificar o cumprimento das atividades que estão sendo realizadas e as possíveis falhas, além de aumentar a credibilidade da empresa diante do mercado. Em geral, essa etapa é fundamental para potencializar a capacidade produtiva da cadeia.

Como contar com uma empresa especializada para implementar ou melhorar esse processo?

Depois de conhecer os principais aspectos do picking e escolher o método que mais se adequa a realidade da sua empresa, é hora de implementá-lo. Para isso, nada melhor que contar com o auxílio de uma empresa especializada para efetuar a operação. Afinal de contas, o processo de separação é uma etapa complexa, por isso é fundamental adotar algumas estratégias para que os produtos cheguem ao destino corretamente.

Com a ajuda do fornecedor certo, que ofereça todos os recursos para implementar o picking na sua empresa, é possível alavancar o desempenho na separação e no atendimento dos pedidos, bem como possibilitar o acompanhamento do processo em tempo real.

É importante destacar a importância da tecnologia para manter a organização do estoque e a confiança da atividade. Os sistemas de gestão, por exemplo, integram as operações e permitem a visualização dos dados automaticamente, facilitando o controle de mercadorias. Portanto, ao escolher uma empresa, não deixe de levar em consideração esse aspecto.

Quais vantagens o picking proporciona para os negócios?

Uma atividade bem planejada, estruturada e executada ajuda a otimizar a liberação dos itens e a diminuir o lead time do pedido. Isso promove o aumento da produtividade e a diminuição dos custos com armazenagem e dos prazos oferecidos para os clientes — conquistando, assim, a sua satisfação.

Por fim, esperamos que tenha ficado claro para você o que é picking e como ele funciona. Dessa forma, você pode usar todas essas dicas para aprimorar suas operações e conquistar a fidelidade dos seus clientes. Lembre-se de escolher um bom parceiro para sua implementação!

Quer saber mais sobre os nossos serviços? A LOG CP atua na incorporação, construção, comercialização e gestão de Condomínios Logísticos. Entre em contato com a gente e conheça os nossos diferenciais!

Avatar

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezessete − seis =