Tecnologias de smartphone podem revolucionar logística

Um estudo realizado pela DHL, maior operadora de logística do mundo, apontou que tecnologias utilizadas em eletrônicos podem ser cada vez mais utilizadas na indústria. Isso evidencia uma mudança de ciclo, já que no passado novas tecnologias eram inicialmente utilizadas em negócios, para posteriormente chegarem aos usuários comuns.

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No ano passado, a empresa publicou um relatório que mostrava como tecnologias como o sensor de movimentos para videogames, como o Kinect da Microsoft, smart watches e NFC (near-field communications, ou comunicação por campo de proximidade) podem ser incorporados nos processos de logística.

A avaliação de Markus Kückelhaus, diretor de pesquisas de tendências da DHL, é de que “o sucesso de smartphones e tablets criou uma situação em que empregados têm uma melhor tecnologia para uso pessoal do que para necessidades dos negócios”. Para o executivo, uma das medidas com mais potencial é adotar sensores de smartphones nas atividades de logística.

A aplicação desses sensores na área pode registrar o tempo de chegada de cargas em centros de encomenda como parte do sistema de rastreamento, indicando o lugar exato e agilizando a atualização dos status de produtos em uma plataforma online.

A DHL também teve sucesso em duas outras aplicações da tecnologia. Utilizando sensores semelhantes ao Kinect, a empresa testou dois conceitos para medir o volume dos pallets usados em centros de distribuição. As medidas utilizando sensores de profundida se mostrou até 50% mais rápida do que tecnologias anteriores.

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Outras utilizações potenciais incluem a mensuração no nível de preenchimento de contêineres e caminhões. Esses sensores tem um apelo especial no setor da logística pelo preço relativamente baixo, uma vez que investimentos na área são associados com altos custos.

E relatório da DHL – disponível no endereço www.dhl.com/lowcostsensor –  ainda aponta que os consumidores se beneficiarão de várias maneiras. As medidas de volume ajudarão nas formas de transporte de encomendas, emissões de CO2 poderão ser diminuídas em virtude da otimização dos carregamentos e danos em produtos serão melhor documentados.

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