Terceirização de Logística: quais são as vantagens para seu negócio?

A terceirização de logística tem se tornado, cada vez mais, uma tendência no mercado. Não é de se surpreender: afinal, essa medida traz uma série de vantagens para o negócio, beneficiando empresa e consumidor.

terceirizacao-de-logistica-quais-sao-as-vantagens-para-seu-negocio.jpeg

Em tempos de crise econômica, a qualidade nos processos logísticos é um dos pontos que mais tem feito diferença entre o sucesso ou fracasso das empresas, visto que os gastos no setor avançaram 30%.

Quando pensada e planejada de forma estratégica, a logística é capaz de criar vantagens em relação à concorrência, aumentando a competitividade da organização. Quer saber mais? Confira os benefícios que a terceirização de logística pode trazer para a sua empresa:

O que é a terceirização de logística e como ela é aplicada?

Terceirizar a logística significa, basicamente, delegar as tarefas da área para uma ou mais empresas parceiras. Isso compreende, naturalmente, a distribuição dos produtos, mas também pode incluir o transporte de matéria-prima, componentes, mercadorias, entre outros.

Para que a terceirização seja aplicada com sucesso, é fundamental que haja um compromisso mútuo entre provedor e contratante. Mais do que um fornecedor, o provedor de logística deve ser um parceiro comercial estratégico, contribuindo com sua expertise de negócio e agregando os ativos e tecnologia necessários. Além disso, deve ser altamente comprometido com prazos.

Já o contratante deve ter consciência de que seu papel não é executar o trabalho, mas sim ter a competência para acompanhar o provedor, fornecendo a ele os requisitos necessários ao cumprimento das atividades.

Vantagens da terceirização

A terceirização de logística traz vários benefícios, sendo os principais deles:

Redução de custos

Esse é, provavelmente, o principal fator pelo qual muitas empresas terceirizam sua logística. Ao delegar o trabalho a um prestador de serviço, é possível reduzir custos logísticos e, em muitos casos, até mesmo substituir os custos fixos por custos variáveis.

Assim, sua empresa só gasta quando vende, o que é extremamente positivo! Além disso, muitas vezes é possível reduzir o tamanho da folha de pagamento.

Simplificação dos processos

Otimizar os processos logísticos, economizando tempo e dinheiro, é fundamental para qualquer organização. Ao terceirizar a atuação, a empresa passa a ter um controle simplificado dos custos e trabalhos dessa atividade.

Aproveitamento de know-how

Os prestadores de serviços possuem conhecimento específico na área contratada. Sua empresa pode se aproveitar disso para corrigir falhas e aprimorar diversos pontos. Além disso, os profissionais da área logística são especialistas no ramo, buscando formação profissional e atualização por meio de feiras e eventos.

Aproveitamento de equipamentos

Além do know-how, os parceiros especializados em logística possuem equipamentos específicos para armazenagem e transporte de materiais. Mais uma vez, isso pode facilitar o trabalho da sua organização, reduzindo custos com aquisição e manutenção desses itens.

Aumento na qualidade do serviço

Uma das grandes vantagens de terceirizar atividades secundárias é a possibilidade de focar no seu core business, isto é, a atividade-fim da sua empresa. Esse benefício gera um ciclo virtuoso, fazendo com que a sua organização (e a equipe de gestores) tenha mais tempo para desenvolver estratégias e soluções que melhorem os serviços e produtos.

No fim das contas, esse processo se reflete no aumento da qualidade do serviço prestado aos clientes, gerando mais satisfação e fidelização.

Agora que você já sabe as principais vantagens de terceirizar a logística, que tal ficar por dentro de todos os principais assuntos sobre o mundo dos negócios? Assine gratuitamente a nossa newsletter e seja o primeiro a receber nossas novidades!

O Blog Logística é um espaço para falar sobre o mercado logístico brasileiro, notícias, opiniões de profissionais reconhecidos e muita informação para você acompanhar tudo bem de perto. Seja bem vindo e boa leitura!

PUBLICADO EM Mercado TAGS:

0 Comentários

COMENTÁRIOS

Deixe o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

catorze − seis =

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.